Dilma anuncia construção de 4.943 novas creches

A presidenta  Dilma Rousseff, anunciou nesta quinta-feira (15/9), às 11h o plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais, além da construção e cobertura de quadras esportivas escolares. Os projetos integram o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF

A nova etapa do programa de construção de creches e pré-escolas prevê a construção de 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Somadas com as 1.484 já em construção em 1.040 municípios, será superada a meta de seis mil unidades previstas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE): atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

O PAC prevê também a possibilidade de cobertura de quadras esportivas em escolas públicas. Segundo o MEC, está prevista a construção de 6.116 quadras e cobertas outras cinco mil até 2014. Neste ano, foi aprovada a construção de 750 quadras em escolas municipais de todo o Brasil.

Unidades de Educação Infantil – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) oferece dois tipos de projetos de unidades de educação infantil: B e C. O do tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, com atendimento em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes. O do tipo C atende 120 crianças, também em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

Já o do tipo A é elaborado pelas prefeituras, de acordo com padrões de qualidade exigidos pelo FNDE. No caso da quadra de esportes, o projeto é único.

Notícias relacionadas