Dilma recebe atletas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011

image“Eu queria, primeiro, cumprimentar cada um de vocês pelo orgulho que vocês deram ao nosso país. Mais uma vez, porque vocês vêm dando, ao longo de todos os Parapans, vocês vêm dando orgulho para nós. E eu olhei todos os números, acompanhei o desempenho de vocês, e quero dizer que foi, de fato, fantástico o que vocês fizeram para o Brasil, colocando o Brasil numa posição

de destaque. Dos 222 atletas brasileiros que compareceram aos Jogos, lá no México, vocês tiveram, de fato, um desempenho fabuloso em vários tipos de modalidades esportivas…

Palácio do Planalto, 24 de novembro de 2011

Eu queria começar saudando o Daniel, por tudo o que ele representou para o Brasil, em matéria de medalha. Ele trouxe ao Brasil 11 medalhas. Então, eu pediria que esse destaque ao Daniel também fosse visto como um destaque a cada um de vocês. Sei que em várias áreas nós fomos os primeiros ou os segundos, mas sempre nós demonstramos garra e capacidade de disputar os primeiros lugares.

Vocês sabem que nós lançamos, recentemente, um Programa. O Programa que nós lançamos chama-se Viver sem Limites. E este Programa de Viver sem Limites, ele hoje tem um momento todo especial. Vocês provam para o povo brasileiro que é possível que a pessoa com deficiência ultrapasse os limites e chegue a uma situação que engrandece o Brasil. E também mostra que nós precisamos, o Brasil inteiro precisa de cada um dos nossos cidadãos, de cada uma das nossas cidadãs. E vocês são um exemplo de que com esforço, com dedicação, com disposição, com trabalho de equipe, é possível superar e conquistar todo o possível.
  

Eu gostaria também de, em nome do governo, dizer para vocês que nós ficamos muito felizes. E vocês também mostram também para nós, do governo, que é preciso expandir o Bolsa Atleta, porque dos 222, dos 222 atletas, 73% recebiam Bolsa Atleta; e dos 162 que recebem Bolsa Atleta, 80% obteve medalha. Mostra que esse investimento do país em vocês está para lá, para lá de bem atendido e de bem, eu diria assim, recompensado. Porque é muito bom a gente ver um grupo tão grande de brasileiros e de brasileiras ter esse desempenho que vocês tiveram. Vocês deixaram para lá países com uma tradição esportiva. E, quero dizer para vocês: eu tenho certeza que vocês vão voltar de Londres ainda mais bem-sucedidos do que foram no México.
   

E também sei que no nosso Programa Viver sem Fronteiras nós temos aqui, com os atletas medalhistas de ouro, de prata e de bronze e com os atletas que foram e infelizmente não puderam ganhar, mas com todos vocês nós temos aqui um exemplo para esse Programa, esse Programa que eu acredito que é e que foi para mim, eu quero dizer para vocês, um dos momentos mais gratificantes da minha presidência, porque é ter certeza que nós estamos rompendo com o preconceito, que nós estamos rompendo com as barreiras sociais, que nós estamos garantindo que todos os brasileiros – e o IBGE mostra, o IBGE evidencia que são muitos, milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência – podem ter certeza que vão ter uma oportunidade no Brasil. E assim como vocês venceram, vão vencer também.
    Aqui nós estamos falando para brasileiros e brasileiras vitoriosos.
    Meus parabéns, e de todo o meu governo.
    Eu queria passar a palavra para uma pessoa por quem eu tenho grande consideração, que é o Secretário Nacional de Direito da Pessoa com Deficiência, que fala muito bem. Está falando que não vai falar, mas fala muito bem. Outro dia, vocês podem ter certeza que ele fez um discurso e abafou. Então, eu tenho certeza que o Antônio José vai dar uma palavra, depois o Ministro do Esporte e a Ministra dos Direitos Humanos, que é responsável pela área do Antônio José. Antônio José, com a palavra. Eu seguro para você.

Secretário Nacional de Direito da Pessoa com Deficiência: ____________

Presidenta: Eu queria, então, cumprimentar as seguintes pessoas aqui presentes:
    O Andrew Parsons, presidente do CPB,
    O Luiz Cláudio Pereira, vice-presidente do CPB,
    O Mizael Conrado, também vice-presidente,
    Philip Craven, presidente do IPC,
    E Jocelin Craven, acompanhante do presidente do IPC,
    Cumprimentar também a Marcela Parsons, da Confederação Brasileira de Hipismo,
    O Carlos Vieira, também do CPB,
    Da mesma forma que o Edílson Alves da Rocha, o Frederico Mota, Luiz Garcia Coelho Júnior.
    O Adilson Pereira Ramos, da ABDEM,
    O Amauri Ribeiro, da ABVP,
    O Ivaldo Brandão Vieira, da Ande,
    O José Luiz Vasconcelos, da CBC,
    O Sandro Laina Soares, da CBDV,
    O Hélder Araújo, da CBDV,
    Jorge Lacerda da Rosa, da CBT,
    Maria Naise de Moraes Pedrosa, da CBBC,
    Alaor Gaspar Pinto Andrade, da CBTM,
    Walcles Figueiredo Osório, da CBVA,
    Agradeço também a presença aqui de todos os funcionários da Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos, representados pela ministra Maria do Rosário. E também da Secretaria dos Esportes.
             Passo agora a palavra para o Ministro do Esporte, porque eu acredito que este é um momento especial, porque nós temos um desempenho absolutamente fantástico nesta hora, na questão do Esporte do Parapan. E isso, para todos nós, é um estímulo, no momento em que o Brasil vai disputar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Principalmente considerando que na Paraolimpíada de 2016 e nessa de Londres agora, nós podemos ser também vitoriosos. Então, vamos começar desde agora a nos preparar para depois.

Notícias relacionadas