Doenças respiratórias em pets aparecem com maior frequência no inverno

Estação mais fria do ano exige muita atenção dos tutores

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Para nós humanos é fácil associar a tosse, dificuldade par respirar, descarga nasal, secreção ocular purulenta, febre e apatia com a estação mais fria do ano: o inverno. E com os pets, como os cães e os gatos, elas também aparecem com maior frequência nesta época do ano.

“Diversos tipos de infecções podem afetar os pets: desde as mais brandas até as potencialmente fatais. Além disso, elas podem envolver todos os sistemas do corpo do animal. Por essa complexidade, os tutores precisam estar atentos para que um problema de saúde em fase inicial não se torne uma pneumonia ou algo ainda mais grave”, afirmou para o Itaponews a médica-veterinária Patricia Guimarães, da Syntec do Brasil.

As infecções nos pets podem ser causadas por microrganismos, como bactérias, fungos, leveduras, vírus e parasitas. Com a chegada do inverno, é preciso ainda mais cuidado pois as infecções respiratórias podem ter diversos tipos e causas, “desde a colonização de uma bactéria, fungo até a instalação de parasitas no pulmão, provocando graves alterações na saúde do pet”, explica Guimarães.

Outros tipos de infecções que podem causar danos aos pets são as gastrointestinais, no trato geniturinário e as dermatites. “As infecções afetam pets de todas as raças e idades, proporcionando danos à sua saúde e, até, em casos extremos, culminando em óbito caso não tratadas rápida e corretamente”, finaliza Guimarães.

Ração 100% natural e livre de conservantes

Seu cachorro precisa de uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas para manter a saúde em dia e a ração é um dos principais alimentos nas refeições dos cães, além de ajudar na prevenção de possíveis doenças.

Pensando em estimular uma alimentação mais saudável para os cachorros, a Padaria Pet, lançou uma ração que tem como base arroz, beterraba e levedura de cerveja, cientificamente formulada por especialistas em nutrição animal.

Com formato de ossinhos, o alimento é indicado para cães adultos de porte médio. Além de ser natural, é livre de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. “Sua composição não contém transgênicos, que gera uma possibilidade menor de alergias alimentares, e 100% de proteína animal, a preferida dos cães”, explicou para o ItapoNews Rodrigo Chen, sócio-fundador da Padaria Pet.

Entre outros benefícios do alimento estão: pelagem exuberante do pet, saúde bucal com a prevenção do tártaro, ajuda a controlar a obesidade, melhor consistência de fezes e odor reduzido e articulações fortalecidas.

Notícias relacionadas