Domingo de Ramos: Paróquia de Itaporanga divulga horários e locais de celebrações

Neste domingo (14/04) a comunidade católica comemora o Domingo de Ramos, com procissão e várias celebrações em bairros e capelas do município.

Às 07h30, igreja do Bom Jesus;
08h – Igreja Abacial de São João Batista (matriz) Abadia;
09h – Capela São Sebastião (Bairro Rio Verde);
09h – na Bom Jesus: benção dos Ramos e Procissão até a matriz (Abadia);
09h – Capela do Sagrado Coração de Jesus (Bairro Cruzeirinho);
10h – Capela São José (Bairro Mosteirinho);
10h – Matriz (Abadia);
11h – Comunidade Coração de Maria;
15h – Capela N.S. Aparecida/ Bairro dos Silvas;
17h – Igreja Santa Cruz;
19h30 – Matriz (Abadia) e
19h30 – Capela São Pedro / Via Bela Vista.

Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Na liturgia romana, este dia é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”.

Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Nesta procissão, canta-se o solene canto chamado “Hino ao Cristo Redentor” (Com a WikipédiA).

Notícias relacionadas