Douglas Benini se reuniu com a responsável interina da Secretária de Saúde, que após o encontro tornou-se titular

No segundo dia de seu governo, na tarde desta terça-feira (26), ao invés de chama-la ao gabinete, demonstrando muita humildade, o novo prefeito de Itaporanga-SP, Douglas Benini foi até à Secretaria de Saúde, onde se reuniu com a enfermeira Andréia Freitas, que até então vinha respondendo interinamente pela pasta.

Mas, a partir do encontro, no final da reunião, ela acabou aceitando o convite formulado pessoalmente pelo prefeito para continuar à testa da pasta, a partir de agora como titular da Secretaria, uma das mais importantes do município.

Demonstrando profundo conhecimento de tudo relacionado à Secretaria e capacidade técnica também para gestão, Andreia Freitas deixou o prefeito ao par da situação atual e o que é preciso ser feito para que o setor tenha condições de melhorar para a população.
Começando pelo transporte, a secretária informou sobre os recursos oriundos de emendas parlamentares já disponíveis para aquisição de vários veículos (ônibus, micro-ônibus e vans), já em processo de licitação.

Andréia falou também sobre medicamentos (como ajustar licitações para as aquisições e os itens que os médicos locais receitam para que passem a ser os previstos na relação de medicamentos elaborada pela Regional de Saúde.

Ela informou também sobre a necessidade – por causa de aposentadorias, licenças, afastamentos, remanejamentos e outros – de reposição de pessoal do setor, incluindo médicos, enfermeiras, farmacêuticos, agentes de saúde, motoristas e outros, citando que para isso a administração municipal já tem esses profissionais aprovados em concursos, bastando apenas as convocações.

Aproveitando, Douglas a indagou sobre o que precisa para o funcionamento do Posto de Saúde do Bairro Santo Antonio, pelo menos duas vezes por semana.

Andreia o informou que de acordo com a legislação para funcionamento, serão necessários pelo menos uma enfermeira-padrão e um farmacêutico.

Douglas pediu que ela oficiasse solicitando as contratações, que em seguida ele se reuniria com o financeiro para analisar o impacto disso na folha de pagamento, mas já adiantou haver grande possibilidade devido a sobra que vai representar com as reformulações e enxugamentos de cargos comissionados, feitos na segunda-feira.

Nos espaços físicos e unidades de PSF, para melhor atender os usuários da zona rural que estão sendo precariamente atendidos no Posto de Saúde da Avenida Santa Cruz, ela gostaria que fosse feito uma reforma e adequações no antigo Centro de Saúde na Rua Monte Falco, em frente à Escola Epitácio Pessoa. Sobre isso, o prefeito Douglas simpatizou com a ideia e vai discutir com os setores de obras, engenharia e finanças para agilizar essa melhoria.

Essa reunião durou quase duas horas e foi de extrema importância para que o prefeito Douglas se inteirasse do setor.

Mais cedo, antes de se reunir com a secretária, o prefeito foi procurado por alguns dos usuários que aguardavam para pegar medicamentos. Pacientemente deu atenção e fez questão de ouvi-los nos elogios e reclamações.

Prefeito Douglas Benini e Andreia Freitas, secretária de Saúde
Douglas apresenta a nova secretária à itaporanguense Eidi Vogt
Em visita à administração da Secretaria
Conversando com usuários
Conversando com usuários

Notícias relacionadas