Duplicada, Mário Barberis na Cohab 1 é entregue à população

ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (10)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (2)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (4)

Localizada na entrada do Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab 1), a Avenida Mario Barberis é um dos principais corredores da região Sul e também uma das portas da Cidade para quem entra pela Rodovia Marechal Rondon.

Diante de sua importância para o sistema viário do Município, a Prefeitura de Botucatu executou nos últimos meses serviços de infraestrutura que literalmente revitalizaram mais esta avenida, entregue à população no último domingo [2].

ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (3)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (8)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (9)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (5)ENTREGA DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA MARIO BARBERIS_FOTOS ANDREIA SEULLNER (6)

A duplicação da Avenida Mário Barberis é mais um grande investimento da Prefeitura de Botucatu, viabilizado através do programa Mãos à Obra. O trecho duplicado se estende da rotatória de entrada da Cohab 1 (via Rua João Passos) até o túnel de acesso ao Sesi (Serviço Social da Indústria).

No local foram construídos aproximadamente 200 metros lineares de galerias pluviais, com tubulações de 100 e 60 centímetros de diâmetro, o que deve facilitar a drenagem da água das chuvas que costumavam se acumular na rotatória de entrada do bairro, próximo à unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Também foram executados serviços de limpeza, aterramento e nivelamento da via, além da construção de 700 metros lineares de guias e sarjetas.

O projeto incluiu ainda pavimentação asfáltica de 7 mil metros quadrados da pista antiga e outros cerca de 6,2 mil metros quadrados da nova pista aberta. Com a duplicação, a Mario Barberis conta com aproximadamente 14 metros de largura, o que deve facilitar o escoamento de veículos entre a região Sul e o Centro da Cidade.

Também foi aberta uma via marginal para garantir o acesso mais rápido e seguro aos usuários da Praça da Juventude (em construção), CRAS Sul, Capela de Ana Rosa, Tiro de Guerra e sede da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais. Essa nova via ganhou plantio de grama, estacionamento e calçadas. A avenida também recebeu novas sinalizações de solo, lombadas e placas para organizar o trânsito. Lixeiras e abrigos de ônibus também foram instalados ao longo da Mario Barberis.

Desenvolvimento e reorganização viária
No domingo, pouco mais de 200 pessoas acompanharam a cerimônia de entrega da obra. Na oportunidade foram organizadas atividades de promoção da saúde, recreação e apresentações artísticas como a dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Antenor Serra” e do Centro de Educação Infantil “Nair Fernandes Leite Vaz”.

Os funcionários que participaram da obra também foram homenageados pelo Poder Público. Os nomes de todos eles agora estão gravados na placa instalada junto à avenida. “Eu mesmo não moro nessa região da Cohab, mas onde quer que sejamos destinados a fazer um trabalho tem que ser bem feito, com amor e carinho. Porque da mesma maneira que eu posso passar por esta avenida hoje, no futuro meu neto pode estar utilizando ela”, diz José Aparecido Giorgeto, funcionário da Secretaria de Obras.

Para o secretário municipal de Obras, Nivaldo Vizotto, a entrega e dedicação de seus funcionários foram fundamentais para que a obra fosse concretizada. Ele lembra que há anos a população que mora na região Sul solicitava do Poder Público uma atitude para solucionar o problema de inchaço de veículos que transitavam na entrada da Cohab. “Foi uma verdadeira reurbanização que visa principalmente o trânsito local, que já estava espremido, e ao mesmo tempo projeta o crescimento da Cidade para o futuro, com avenidas mais largas”, destaca.

Paulo da Silva Lemos, presidente da Associação de Moradores da Cohab 1, salienta que apesar de estar localizada na região Sul, a Mario Barberis atende as necessidades de toda população de Botucatu. “Aqui na Cohab moram médicos, pessoas que trabalham na indústria, que prestam serviços em gerais, enfim, é um eixo muito importante da Cidade. Mas essa e outras obras só estão saindo porque o prefeito e seu secretariado têm ouvido mais as associações de bairro”, ressalta.

José Maria Milani, diretor do Senai local, é outro que vê na duplicação da Mario Barberis mais uma preocupação do Poder Público no desenvolvimento do Município. “Ela aprimora a ligação entre os bairros e facilita a movimentação dos funcionários das empresas que vem fazer cursos de qualificação aqui no Senai”, completa.

Em seu discurso, o prefeito João Cury Neto enalteceu o crescimento da Cohab 1 e bairros adjacentes e sua importância para o Município. “Há pelo menos 20 anos essa duplicação era solicitada pela população. Não podemos deixar que bairros como este fiquem sempre em segundo plano. A região Sul é isso, uma região vibrante, pujante, onde as coisas acontecem”, frisou.

Notícias relacionadas