Educação Botucatu: inaugurada novas instalações da EMEF Nair Amaral

Por lei federal, 25% das arrecadações municipais devem ser aplicadas obrigatoriamente na Educação. Botucatu, no ano de 2010, aplicou nesta área pouco mais 28%. Prova que o dinheiro público está sendo bem aplicado pode ser vista nas novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nair Amaral, no Parque 24 de Maio, apresentadas nesta quinta-feira [3] pela Secretaria Municipal de Educação. A escola, que atendia cerca de 420 alunos na Rua Zumbi dos Palmares, passa a ocupar as dependências da Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), que foi totalmente reformada pelo Poder Público.

No evento de inauguração da nova unidade escolar, a primeira da Educação neste ano, estiveram presentes secretários municipais, autoridades da Cidade, vereadores, imprensa local e a comunidade. A solenidade de inauguração da Emef contou ainda com a presença de Tânia Maria Amaral, filha da professora Nair Amaral [que dá nome a escola], que recebeu flores em homenagem a mãe; Juliana Maria Silva Pereira, que representou as mães dos alunos; o vereador Bombeiro Tavares, que representou a Câmara; e Irene de Paula Cardoso, líder comunitária do 24 de Maio, que agradeceu a benfeitoria: “Não dá para comparar.

O antigo espaço realmente não tinha mais condições”. Antes do cerimonial de inauguração do novo prédio, os presentes puderam acompanhar apresentações de violino, dança folclórica e ginástica rítmica, ensaiadas pelos alunos.

Infraestrutura – No novo prédio, os alunos da Nair Amaral poderão desfrutar de 30 mil metros quadrados de área verde. A unidade escolar conta com nove salas de aulas, sala de lego e vídeo, biblioteca, secretaria, diretoria, cozinha/dispensa, refeitório, sala dos professores, almoxarifado, administrativo, dois banheiros para funcionários, quatro banheiros para alunos e pátio para recreação. A novidade fica por conta do conjunto de piscinas, que está sob a administração da Secretaria Municipal de Esportes.

De acordo com Dilene dos Santos Nobile, diretora da unidade escolar, o antigo prédio utilizado pela escola era compartilhado com o Centro de Educação Infantil Rafaela Benatto. Assim, faltava infraestrutura suficiente para atender a demanda de alunos que chegavam à Nair Amaral. “Precisamos até desmanchar a biblioteca para fazer uma sala de aula”, lembra.

A diretora diz que as aulas de Educação Física e recreio eram praticados no corredor da antiga unidade, o que atrapalhava o bom andamento das aulas. “Agora nós temos muito espaço, cada coisa no seu lugar, salas amplas e arejadas, muita área verde. Estamos muito ansiosos e felizes. Chega até a sobrar espaço”, brinca a diretora.

A opinião de Tatiane Cristina Raimundo dos Santos, mãe de uma aluna da escola, foi muito positiva: “Acho que ficou muito bem organizado e muito acolhedor este espaço para as crianças, acredito numa melhora significativa no aprendizado delas. No outro prédio chegava a chover em alguns pontos dentro da escola”, conta.

Outras avaliações – Segundo o secretário de Educação Narcizo Minetto Júnior, oferecer melhores condições aos alunos do 24 de Maio era uma de suas grandes metas desde o início do atual governo. “Graças a Deus conseguimos melhorar a estrutura da escola, atendendo ao pedido da equipe escolar e pais que queriam ver a unidade do jeito que ela é hoje”, explicou.

O prefeito João Cury enalteceu o esforço da Secretaria de Educação, que tem se dedicado a grandes obras e investimentos na área. “Se tem dinheiro para investir, tem que investir. Se não foi gasto, precisa mostrar para a população o que foi feito com esse dinheiro. É preciso tirar do discurso e colocar na prática”, exclamou.

Ainda segundo o prefeito, a educação é prioridade dentro de uma sociedade, e que hoje ela não se resume somente a alunos dentro da sala de aula. “A educação hoje tem novos desafios, o esporte e a cultura fazem parte da educação também”, afirma ele, que completa: “Trabalhamos com a comunidade, somos parceiros”. Clique na imagem abaixo para ampliar

Serviço
Emef Professora Nair Amaral
Rua Leopoldina Pinheiro Silva, nº 1305 – Parque 24 de Maio [antiga ADPM] 
 

Notícias relacionadas