Educação de Itaporanga participa de encontro com a equipe do FNDE em Itapeva

No dia 8 de junho, a Educação de Itaporanga participou de um encontro com a equipe do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, na Câmara Municipal de Itapeva, que tratou de assuntos referentes aos novos sistemas do PAR – Plano de Ações Articuladas e do SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação.

Compuseram a mesa de honra: o prefeito Luiz Cavani, o presidente da Câmara, Oziel Pires, o deputado estadual Edson Giriboni, o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen, o técnico do FNDE, Rodrigo Pimenta, além do diretor de Transportes da Secretaria de Educação e Cultura, Sidnei Rodrigues, que representou o secretário Andrei Alberto Müzel.

O SIMEC é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. No SIMEC os gestores públicos verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em seus municípios.

O PAR trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, na qual as Prefeituras elaboram planos de trabalho a fim de desenvolver ações, que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de suas redes públicas de ensino.

Para a secretária da Educação de Itaporanga Marta Rosica, que estava acompanhada de sua equipe – supervisora Claudinéia Veiga, e coordenadora Eliane Nascimento Gabriel – “foi um encontro bastante produtivo, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e buscar orientações, pois o SIMEC do nosso município está com pendências que precisam ser regularizadas por falta de monitoramento e de ações que não foram realizadas na gestão passada, impedindo o município de receber recursos para a educação. Os desafios serão grandes, temos muito trabalho para realizar pela frente, agradeço ao prefeito Vilson Aparecido Rodrigues “Cacheta” pelo apoio e abertura que está nos dando para que tudo seja solucionado. Estamos fazendo a nossa parte pensando sempre no melhor para a educação de Itaporanga, para que possamos realizar um trabalho efetivo temos que primeiramente arrumar a casa”, finalizou a secretária.

Notícias relacionadas