Educação de Itaporanga visita a XI Reatech

Pela terceira vez consecutiva (2010-2011-2012) profissionais da Educação Municipal e da APAE de Itaporanga visitaram a Feira REATECH, a segunda maior feira especializada em acessibilidade do planeta onde puderam mais uma vez conviver com as diferenças, participar de palestras e seminários. A REATECH, evento que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes foi até quinze de abril e

contou com mais de 300 expositores em uma área de 32 mil m², e além de receber muitas autoridades prospectou o maior público visitante da história (cerca de 48.000 visitantes) entre os dias 12 e 15 de abril, trouxe novidades tecnológicas de mobilidade e serviços para pessoas com deficiência.

O servidor municipal Cassiano Garcia lançou a ideia de participar desta feira em 2010 quando então trabalhava a Língua Brasileira de Sinais com os professores (ideia prontamente apoiada pela Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura Municipal), e frisou o quanto é importante dar continuidade às viagens à REATECH, pois acredita que esse contato é essencial e contribui muito para o conhecimento dos professores acerca da Acessibilidade e da Inclusão, pois quem visita a feira tem a oportunidade de ver o quanto todos são eficientes, além de adquirir materiais voltados à educação especial, acessibilidade, jogos adaptados, literatura, publicações do gênero e tecnologias.

Nesta edição os profissionais itaporanguenses participaram do Seminário: "COMO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É VIVIDA NA VOZ DE PROTAGONISTAS", um olhar sobre as diferentes fases da educação. Reflexão sobre a relação entre o discurso teórico e a realidade dos processos inclusivos destinados à pessoa com deficiência nas diferentes fases da educação. Reflexão essa realizada a partir do depoimento de alunos com e sem deficiência e professores envolvidos no processo.

Palestrantes: Marcia Marolo, pedagoga e Coordenadora Geral de Projetos de Inclusão da SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo; Silvana Drago, pedagoga e Coordenadora do DOT – Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Floriano Pesaro, sociólogo e vereador da Câmara Municipal de São Paulo.

As professoras da APAE participaram do Workshop X Painel de Debates: MOVIMENTO-PRÓ-AUTISTA – EM DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO, onde conheceram as políticas públicas intersetoriais para o atendimento ao autismo realizadas no município de São Paulo, e as ações do Movimento Pró-Autista.

Mediadora dos debates Dra. Marcia Montez, médica Pediatra, perita Judicial e membro da Coordenadoria de Projetos de Inclusão da SMPED;

reatech 3Vale deixar registrado o depoimento de Fernando Fernandes,  atual bicampeão do Sul-Americano de paracanoagem, de São Paulo: “É muito bom estar na Reatech e vivenciar temas que fazem parte do nosso cotidiano, como acessibilidade, esporte, lançamentos de produtos e serviços, enfim, percebo que esse é um mundo que está começando a se abrir e a se popularizar cada vez mais no Brasil. Já não era tempo, visto que lá fora essas questões são comuns e as discussões são amplas com toda a sociedade. São ações como a Reatech que farão com que conseguimos fazer com que a deficiência seja encarada como ela realmente é: normal”.

“Queremos deixar nosso agradecimento ao prefeito José Carlos do Nute Rodrigues, a secretária da Educação Jucinéia de Oliveira Lara e ao secretário da Assistência Social Fernando Marques, pelo apoio e incentivo que demonstram com a Educação de nosso município”, finalizam os professores.

Compartilhar

Notícias relacionadas