Educação: Itararé movimenta-se para o Cidade Educadora, com a UNESCO

Na última semana o professor Dimas Novais, assessor de Educação, viajou a capital e visitou a EMEF Desembargador Amorim Lima, o Instituto Paulo Freire e participou da reunião da Comissão Organizadora do CONAE, em Sorocaba. Conheceu o  Instituto Paulo Freire, que se destaca e tem parceria com a UNESCO.

No Instituo Paulo Freire o objetivo da visita foi o de trazer para Itararé o Programa Cidade Educadora. Este programa contempla diferentes frentes de atuação dos profissionais do Instituto como: formação continuada de professores, articulação na gestão pedagógica e administrativa, método de ensino-aprendizagem, mobilização da comunidade em relação à escola, entre outras.

Ainda no Instituto, Dimas encontrou-se com o renomado educador Moacir Gadotti que colocou a instituição à disposição para uma parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura de Itararé. Todo trabalho de assessoria do Instituto tem por base desenvolver ações que proporcionem uma escola cidadã, uma cidade saudável e educadora.

O Programa Cidade Educadora é um evento internacional ligado à UNESCO. Se Itararé participar deste movimento será a única cidade da região a ser contemplada com a parceria. A mais próxima é Sorocaba e Osasco que já têm algum tempo de experiência e desenvolvem várias ações, inclusive, em parceria com a UNESCO.

Receber o título de Cidade Educadora fará de Itararé uma cidade modelo e a atual gestão administrativa estará cumprindo mais um compromisso de campanha, assumido em seu Plano de Governo.

Na capital,  Dimas também visitou a EMEF Desembargador Amorim Lima, modelo de escola na metodologia da “Escola da Ponte de Portugal”. O objetivo é organizar uma “escola piloto” em Itararé com esta metodologia transformadora onde toda ação pedagógica acontece num clima de alegria e colaboração; uma escola onde as salas de aulas envolvem diferentes turmas e disciplinas ao mesmo tempo e os próprios alunos escolhem o que quer aprender.

"Num mesmo salão vários professores trabalham diferentes temas escolhidos pelos alunos. É uma metodologia totalmente diferente da tradicional, aplicada atualmente na maioria das unidades escolares que conhecemos. A EMEF Amorim Lima é referência no Brasil e recebe muitas visitas de educadores que desejam conhecer de perto como a escola funciona. Foi pauta do último programa da Rede Globo, Globo Educação e do Canal Futura", explicou o professor Dimas

Em Sorocaba, na reunião do CONAE (Congresso Nacional da Educação),  Dimas participou da elaboração de uma pauta final para o evento que ocorrerá dias 31/07 e 01/08 na mesma cidade. Espera-se no evento várias autoridades políticas e da sociedade civil e a presença de mais de duas mil pessoas. Ele ficou responsável em coordenar e apresentar o Eixo IV do Congresso “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”. Itararé participará deste Congresso com 22 delegados de diferentes segmentos da área educacional.  (Assessoria de Imprensa – PMI)

 

Notícias relacionadas