Em Feira de trocas de Ribeirão Grande-SP, Milho crioulo é tema de evento do Roteiro do Milho

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento participou, no dia 10 deste mês, do Encontro Regional Roteiro do Milho: 1ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas. O evento aconteceu em Ribeirão Grande. Entre os principais objetivos da feira está o fortalecimento dos trabalhos pela agrobiodiversidade, no resgate do milho e outros cultivos ás suas origens, e no fortalecimento do turismo regional com a interatividade comercial entre os locais e os visitantes.

Além de Itapeva, participaram também as cidades de Guapiara, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Branco, todas participantes do Roteiro do Milho.

O evento contou com a participação do professor Benjamin Ortiz Espejel, do Núcleo de Pesquisas Ambientais Unicamp. Ele é especialista em Ecologia e Meio Ambiente e fundador da Red de Etnoecologia y Patrimônio Biocultural do México.

No mesmo local houve uma feira de troca de sementes onde as cidades apresentaram suas sementes e histórico, tendo como objetivo a troca de espécies de várias qualidades de milho crioula, arroz, feijão, entre outros produtos.

Itapeva foi representada pelos técnicos agrícolas Paulo Roberto e Giovani Valério, além do Oficial de Administração José Luiz Resende. Eles levaram sementes de cultivo do milho crioulo do Sitio Panela Cheia, localizado na Agrovila 2, de propriedade do casal Tião e Nazaré.

Para a pesquisadora Cristina Fachini Coordenadora do Projeto PROAC, que auxiliou a organização da feira, “a feira de troca de sementes é uma atividade que ocorre com êxito em outras regiões do país”. (Da Assessoria de Comunicação Social de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas