Em Itararé, aulas presenciais retornam dia 1º de março na Rede Municipal de Ensino

Ano letivo, no entanto, iniciará em 15 de fevereiro de forma remota – A Prefeitura de Itararé (SP) divulgou, nesta quarta-feira (03), a data de retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o calendário escolar começará em 15 de fevereiro, na modalidade remota, com disponibilização de roteiros de atividades na plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula) e, aos alunos que não têm acesso à internet, através de roteiros impressos.

As aulas presenciais, por sua vez, estão previstas para retornar no dia 1° de março de 2021, em formato híbrido, mesclando-se às atividades on-line. A retomada será feita de forma escalonada a fim de evitar aglomerações.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, a Educação segue providenciando as adaptações necessárias, junto a Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social e Vigilância Epidemiológica, de acordo com os protocolos sanitários que constam no Plano Municipal.

Segundo ela, a retomada é importante para que se possa garantir o pleno desenvolvimento das crianças. “A escola é importante para o exercitar as habilidades sociais e cognitivas da criança. Além disso, ela é também um local de proteção, principalmente, para as mais vulneráveis”, enfatiza.

De acordo com o prefeito, Heliton do Valle, a ação seguirá rigorosos protocolos de higiene. “Nossa prioridade é, não somente garantir uma educação completa e de qualidade às nossas crianças, como também a saúde e a segurança de alunos e funcionários”, destaca.

Decreto – Conforme o Decreto 10, de 29 de janeiro de 2021, a volta das atividades presenciais não afetará a realização das atividades pedagógicas não presenciais.

As aulas e demais atividades presenciais serão retomadas, gradualmente, nas unidades de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.

Nas fases vermelha ou laranja, as classes serão limitadas à presença de até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, com a presença limitada a até 70% dos estudantes. Na fase verde, por sua vez, as escolas já poderão voltar a operar com capacidade máxima.

A presença dos estudantes nas atividades escolares será obrigatória nas fases amarela, verde e azul do Plano São Paulo e facultativa nas fases vermelha e laranja.

Estudantes pertencentes ao grupo de risco para a covid-19, que apresentem atestado médico, poderão participar das atividades escolares exclusivamente por meios remotos.

O decreto na íntegra pode ser acessado através do link: bit.ly/36Fzzsv.

Notícias relacionadas