Em motocicletas, Expedição Filhas do Paraná percorre Norte Pioneiro como incentivo ao turismo, saúde e meio ambiente

Mulheres motociclistas percorrerão cerca de 2500 quilômetros e contornarão o Paraná

O Norte Pioneiro do Paraná foi palco recentemente da Rota 5 Fronteiras, criada pela expedição Filhas do Paraná que percorrerá ao todo cerca de 2500 quilômetros pelas cidades que fazem divisa com Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e fronteira com Paraguai e Argentina.

A expedição ao passar pelas cidades do Norte Pioneiro levou um incentivo ao turismo com a criação da Rota 5 Fronteiras, à saúde por meio do apoio ao combate ao câncer de mama e de colo de útero e ao meio ambiente com o plantio de mudas de Manacá da Serra e Ipê Rosa por várias cidades.

O evento tem total apoio do governo do estado por meio da primeira dama, Luciana Saito Massa, da Paraná Turismo que acompanhará o trajeto com uma equipe para documentar toda a expedição e a Rota 5 Fronteiras e da ATUNORPI, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná que organizou a passagem pelo Norte Pioneiro.

Na região houve calorosa recepção para as motociclistas em Siqueira Campos pela prefeitura local comandada pelo prefeito Luiz Henrique Germano que proporcionou almoço e após uma visita a uma fábrica de motopeças além de plantio de mudas, assim como aconteceu em Joaquim Távora com o prefeito Reginaldo Vilela e também uma visita ao Santuário Bom Jesus da Cana Verde.

Em Carlópolis o grupo foi recebido pela prefeitura local comandada pelo prefeito Hiroshi Kubo, onde fizeram plantio de mudas, jantaram e pernoitaram como cortesia da administração municipal. A estadia em Carlópolis marcou a primeira pernoite da Rota 5 Fronteiras no Norte Pioneiro.

A expedição Filhas do Paraná passou por Ribeirão Claro (Prefeito João Carlos Bonato) onde teve apoio da primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social, Elisângela Augusta Paschoal Bonato e principalmente da diretora da ATUNORPI, Marilda Aparecida Baggio Victor. Na sequência o grupo seguiu para Jacarezinho onde jantou e pernoitou com apoio da prefeitura local por meio do prefeito Marcelo José Bernardeli Palhares.

Em Andirá (prefeita Ione Elisabeth Alves Abib) e Santa Mariana (prefeito José Marcelo Piovan Guimarães) também houve plantio de mudas e a expedição deixou o Norte Pioneiro na cidade de Cornélio Procópio (prefeito Amin Hannouche) onde almoçaram como cortesia da prefeitura municipal.

A expedição passou ainda por Sertaneja e foi recebida pelo prefeito Jamison Donizete da Silva e pela Diretora de Turismo da cidade, Andrea Pinheiro Gonçalves e na sequência continuou o trajeto para outras regiões do estado.

Segundo a organização da expedição, o objetivo é “mostrar que a mulher motociclista é capaz de grandes desafios. Mais que uma ação, uma vibração capaz de envolver as pacientes de câncer de mama e divulgar a importância da prevenção no combate à doença. Entregar ao Mundo a Rota 5 Fronteiras, para divulgar nosso Estado, capacitar o receptivo e o mercado do turismo nas cidades do trajeto”.

As mulheres percorreram e ainda percorrem o trajeto com uniforme na cor rosa e as mudas que serão plantadas também são da cor rosa (Manacá da Serra e Ipê Rosa) como forma de incentivo ao combate ao câncer de mama e de colo de útero, referência à Campanha Outubro Rosa.

O presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi destacou a importância da expedição. “Com mote ligado diretamente ao turismo com a criação da Rota 5 Fronteiras e apoio a saúde e ao meio ambiente essa expedição traz inúmeros benefícios não só para o Norte Pioneiro, mas para todo o estado que ganha além da nova rota uma força a mais na campanha Outubro Rosa e no plantio de mudas que em breve florescerão e a expedição será sempre lembrada. Essa rota é de extrema importância e ajudará a alavancar o turismo pós pandemia”, colocou.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
(Da Assessoria de Imprensa da ATUNORPI)

Notícias relacionadas