Em Ribeirão Preto (SP), Dilma inaugura duto para transporte de etanol

A presidenta Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (12), às 11h30, em Ribeirão Preto (SP), da cerimônia de inauguração do primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol, construído entre o município e Paulínia. O evento será realizado na Rodovia Alexandre Balbo, s/nº – SP 328 – Km 326.

A primeira fase do projeto contempla um terminal coletor de etanol em Ribeirão Preto e um duto ligando o terminal a um parque de tanques na Refinaria de Paulínia. O poliduto que vai ser inaugurado tem aproximadamente 206 km de extensão. A empresa responsável pelo projeto é a Logum Logística e os dutos serão operados pela Transpetro.

O projeto do Sistema Logístico de Etanol por modal dutoviário e hidroviário prevê aproximadamente 1.300 km de extensão de dutos e 700 km de hidrovia, 15 terminais de coleta e distribuição, capacidade de transporte de aproximadamente 20 milhões de m³ de etanol por ano e capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol. O etanolduto, quando todos os trechos estiverem concluídos, atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões de produção de etanol nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao principal centro de armazenagem, instalado em Paulínia, de onde o etanol será transportado para entrega nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além da saída para o Porto de Santos, para exportação.

O projeto contou com um investimento de R$ 7 bilhões, por meio de financiamento do BNDES e bancos comerciais e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). (Da assessoria de imprensa da Petrobras)

Notícias relacionadas