Em Riversul, 1º Encontro dos Produtores e Empreendedores foi sucesso absoluto

Promovido pela administração municipal, o evento realizado na tarde desta sexta-feira (19), das 13h30 às 18h20, no Salão Paroquial da cidade, foi coroado de sucesso, pois registrou um bom público de agricultores e empreendedores) que ficaram atentos às palestras e informações para o setor. O cerimonial foi conduzido por Ricardo Assis.

Uma das boas novidades foi o anúncio que o Banco Sicredi inaugurará no município em março do próximo ano, uma agência de 409,73 m2. A construção desse prédio que será alugado ao banco está sendo feita pelo empresário Laércio Almeida. Depois de pronto o banco ainda investirá mais de R$ 500 mil para as adequações necessárias. Quando entrar em operação, inicialmente o Sicredi contará com 4 funcionários.

Estiveram presente o prefeito Guilherme Gomes e sua esposa e primeira-dama Emilia Gomes, o vice-prefeito Marcos Roberto do Santos e sua esposa Maria Lúcia dos Santos, e os Agentes de Desenvolvimento do Município Daliane Campos Shimidt, Paulo Gardinalli e Viviane Garcia Veiga de Melo.

Vereadores –  Amarildo Martilho Quirino, Israel Mateus de Almeida, Jean Carlos Simões Vieira, Luis Carlos de Almeida, Osni Correa Machado, Regiane Marcela Secco.

Abrindo o evento, oportunamente foi exibido o vídeo A Menina do Vestido Azul, uma história que registra mudanças importantes e para melhor numa comunidade pobre. E essa mudança começa a partir do momento em que um professor resolve dar um novo vestido a uma aluna.

Palestras:

Às 14h, Agricultura Familiar (Sebrae),
15g, Eduardo Belei Zilio (Integração Horta x galinhas poedeiras)
15h10, Cofai (cooperativa de Itararé e seu sucesso)
15h20, Laticínios Jussara, cuja a unidade de Riversul coleta diariamente , cerca de 35 mil litros de leite, sendo cerca de 10 mil no próprio município e o restante nos município vizinhos.
15h45, Palestra do Sebrae sobre (MEI/ME/EPP)
16H30, Banco Bradesco (linhas de créditos)
17h10, Banco Sicredi (linhas de créditos)

Encerrando o evento, o prefeito Guilherme Gomes destacou que o objetivo daquela movimentação era a de trazer conhecimento para os agricultores trabalharem em seus projetos de forma profissional, para não terem prejuízos em suas atividades.

Guilherme pediu ainda aos produtores para que durante a próxima semana venham na Casa da Lavoura para se cadastrarem – nome/telefone – e para apontarem o que o município tem aptidão para fazer na agricultura. E que na próxima semana ele iria convidar três produtores para conhecerem a CEAGESP em SP, para ver como isso funciona.

“Fechamos aqui os projetos, foi uma linha geral de tudo o que o nosso município tem potencial e o que está para sair aqui. Precisamos de união e cooperação. A Câmara municipal já aprovou uma lei de incentivo à criação e formalização do MEI (Microempreendedor Individual) e precisamos reformular a nossa lei do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para certificação dos produtos”, ressaltou o prefeito, que aproveitou para pedir que de janeiro a março os produtores rurais tragam os seus blocos de notas na Prefeitura para o Paulo Gardinalli fazer as DIPAMs, declaração pela qual o produtor informa sua produção no ano anterior para a Fazenda do Estado e essa calcula o Índice de Participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS. É através dessa DIPAM que o Estado repassa parte do que arrecada ao município.

Notícias relacionadas