Em Riversul é feriado nesta sexta-feira (20) em respeito ao Dia Nacional da Consciência Negra; Coronel Macedo antecipou para 22/05/2020

A Prefeitura de Riversul comunica que é feriado no município nesta sexta-feira, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O município é um dos vários do Estado de SP a regulamentar através de lei municipal essa importante data, que evoca o sentimento de aclamação e aceitação das origens africanas na formação do povo brasileiro.

O município de Coronel Macedo também celebra essa data, que foi antecipada através de Decreto para o dia 22 de maio passado.

“O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em várias cidades em todo o país Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana”, WikpédiA Livre.

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments