Em Santana do Itararé-PR, produtor perde 21 vacas leiteiras e um touro; suspeita é de intoxicação por herbicida

 

Mas, num gesto de solidariedade, vizinhos e demais produtores de leite e até de grãos se uniram e já garantiram uma reposição parcial, doando a ele 13 vacas, 6 novilhas e mais R$ 5 mil em dinheiro para o produtor seguir trabalhando até retomar a produção normal.

O fato aconteceu na tarde de quarta-feira (15/11) com o pequeno produtor Chico Nazito, no Bairro Água da Onça, em Santana do Itararé-PR.
De acordo com informações, naquela tarde, como fazia todos os dias Chico pegou o trator com colheitadeira, triturador e carreta e realizou o corte de cana-de-açúcar para alimentar o seu rebanho, vacas leiteiras, cuja a produção de leite garantia o sustento da família.

Chegando no curral com carreta de cana triturada, encheu os cochos para as vacas se alimentarem.

Na manhã seguinte, quinta-feira (16/11), na hora de ordenhar as vacas notou que 4 das 21 vacas estavam mortas e as demais davam sinais que não estavam bem. E sem saber exatamente o que fazer, Chico foi tentando soluções caseiras para salvar os animais sobreviventes.

A notícia correu rápido, gerou uma situação desesperadora e mobilizou vizinhos e amigos que para lá correram para fazer alguma coisa na intenção de salvar os animais sobreviventes. Até o prefeito da cidade, Joás Michetti deixou o gabinete e se dirigiu à propriedade e já foi tomando providências, como acionar médico veterinário, requisitar soro com urgência para aplicar nos animais e fazer ligações para obter informações que ajudassem a salvar o gado.

Nesta altura, Chico lembrou que um galão de herbicida (Não vamos citar o nome do produto e nem o fabricante até que se esclareça se foi ou não o causador), que ele usou no dia anterior para aplicar no canavial para combater ervas daninhas, estava na carreta e destampado e que na movimentação parte desse veneno teria vazado direto na cana triturada que ele deu ao gado e que estava na carreta.

Com essa informação se procurou na embalagem orientações em casos de acidente e qual antídoto deveria ser aplicado nos animais. Mas as informações disponíveis previam somente casos envolvendo acidentes com humanos e meio ambiente. Não previa para animais, principalmente com grande quantidade e de grande porte.

Entre 10 e 11 horas de sexta-feira(17) foi telefonado para o 0800 (casos de emergência) do fabricante do produto para se obter ajuda com orientações, mas essa tentativa foi em vão, pois o serviço provou ser ineficiente, visto que não sou passar as orientações necessárias ou mínimo encaminhar para alguém da empresa que pudesse ajudar.

E por isso, Chico Nazito acabou perdendo 21 vacas leiteiras de alta produção e um touro, que foram enterradas em valas profundas na propriedade.

Segundo o prefeito Joás Michetti, a médica veterinária do município tratou de retirar dos animais mortos, partes das vísceras – estomago, fígado, rim e outros, para exames toxicológicos que poderão ou não determinar a causa das mortes. Os resultados deverão sair em uma semana. “Enquanto isso, estamos preocupados e vamos ter de esperar por uma semana, até que saibamos se realmente foi a herbicida ou alguma outra coisa, um tipo de bactéria por exemplo que causou a morte dos animais”, observou Michetti.

Finalizando, o prefeito Joás, junto com o seu vice-prefeito Ismair, que também foram colaboradores nas doações, agradecem a solidariedade dos demais produtores de Santana do Itararé, por rapidamente terem se unido e reposto parte do gado que Chico Nazito perdeu. Doaram a este 13 vacas leiteiras, 6 novilhas e mais uma ajuda financeira de R$ 5 mil para ele seguir trabalhando até recuperar a produção normal de leite.

E nesta segunda-feira o ItapoNews tentará contato com a assessoria de imprensa da empresa fabricante da herbicida, para questionar a falta de informações precisas na embalagem em casos de acidentes de intoxicação de animais de grande porte e em grande quantidade e também sobre a ineficiência do atendimento de emergência no 0800 da referida empresa.

Notícias relacionadas