Em teste: HC de Botucatu desenvolve sistema para lembrar, por SMS, pacientes sobre dia da consulta

Tecnologia em teste no Hospital enviará mensagem com uma semana de antecedência para o celular dos usuários – Os pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) agora serão lembrados com uma semana de antecedência, por mensagens de celular (SMS), o dia para quando esta agendada sua consulta médica e poderão confirmar se irão ou não comparecer. Criada pelo funcionário do HCFMB , Eduardo Fernando de Oliveira, a nova tecnologia está em fase de teste e em breve estará disponível .

Por dia, aproximadamente 1.200 pacientes serão avisados sobre o agendamento e receberão duas mensagens. Em uma delas o usuário deve responder sim ou não. Em caso negativo, a equipe do agendamento entrará em contato para confirmar a desistência e assim agendarão outro paciente para a consulta.

Esse sistema também será usado no Hemocentro do HCFMB, lembrando e pedindo para os doadores de sangue comparecerem ao local para fazer sua doação.

Para o criador do sistema, Eduardo Fernando de Oliveira, é uma satisfação ver que sua ideia ajudará muitos pacientes. “Estou muito contente, espero que o sistema ajude muitas pessoas. Meu objetivo é poder facilitar a vida dos pacientes e diminuir o número de faltas nas consultas. Também vamos ajudar a salvar muitas vidas e incentivar a doação de sangue”, relata.

A ideia de avisar os pacientes surgiu quando Oliveira observou sua filha mandando mensagem de celular para amigos e pensou que essa tecnologia seria uma boa opção para avisar os pacientes das consultas, que na maioria das vezes são agendadas com muita antecedência e algumas pessoas acabam esquecendo a data.

O sistema começou a ser desenvolvido no final do ano de 2013 e desde outubro funcionários e alguns pacientes estão recebendo experimentalmente os SMS’s. Foi o caso da dona de casa Daniela da Silva, (37), que recebeu a mensagem confirmando a consulta. “Foi ótimo receber a mensagem. É importante ser lembrado antes da consulta, assim nos programamos e não faltamos”, afirma.

Segundo o diretor do núcleo de agendamento do HCFMB, Valter Aparecido Tanzi, a intenção do sistema é informar o paciente e reduzir o número de faltosos.

“Os SMS’s serão enviados a título de informação com uma semana de antecedência para avisar os pacientes sobre a consulta. Caso haja desistência, poderemos agendar outro paciente para a vaga e assim diminuir o grande número de faltas registradas”, conclui.

Atualmente, os pacientes que estão agendando as consultas são informados sobre o aviso que irão receber pelo celular, lembrando o dia da consulta. Por isso, é importante as pessoas sempre atualizarem os dados de seu cadastro. Vale lembrar que se o paciente cadastrar três números diferentes de celular a mensagem será enviada para todos. (Da 4Toques – Assessoria de Comunicação e Imprensa)

Notícias relacionadas