Enfermagem da Unesp/Botucatu comemora seu Jubileu de Prata neste mês

A Faculdade de Medicina de Botucatu comemora, dia 12 de maio, o Jubileu de Prata (25 anos de atividades acadêmicas) de seu curso de Enfermagem. Em comemoração à data, será realizada uma sessão solene, a partir das 15 horas, no Salão Nobre da FMB/Unesp. O curso tem duração mínima de 4 anos em período integral, sendo oferecidas 30 vagas anualmente à partir de 1999. Existe a intenção de ampliação do número de vagas para 60, bem como de recursos físicos e humanos. Assim, estudos estão sendo realizados nesse sentido para posterior avaliação dos órgãos competentes.

A graduação em Enfermagem da FMB/Unesp obteve 5 estrelas – nota máxima – na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, em 2013.

História – Autorizado pela Congregação da faculdade em 1985, o curso teve início em 1989 quando oferecia inicialmente 20 vagas por ano. Em 1999 foi aprovada a criação o Departamento de Enfermagem, responsável pelas disciplinas profissionais do curso, passando a oferecer 30 vagas anuais.

Paralelamente à formação oferecida na Graduação, os docentes do Departamento de Enfermagem mostraram, ao longo dos últimos anos, grande inserção nos serviços de saúde, consolidando sua importante posição de formação voltada ao Sistema Único de Saúde. Nesse caminho, primeiro o Curso e depois o Departamento de Enfermagem passaram a implementar diversas atividades acadêmicas, como diferentes Cursos de Especialização, o Aprimoramento em Enfermagem, a Residência Multiprofissional, além de outras ações efetivadas por meio de cursos e projetos educativos, assistenciais, comunitários e de extensão.

A extensão, realizada desde 1990, conta atualmente com 22 projetos, a maioria com bolsas e recursos financeiros. Representam importante elo entre a comunidade acadêmica e a população, proporcionando trocas de conhecimento e experiência.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família, oferecida desde 2005 para profissionais médicos e enfermeiros e desde 2008 para profissionais de sete áreas da saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, educação física, psicologia e odontologia), formou 44 especialistas em saúde da família até 2011.

Presencialmente, vários cursos de Especialização foram realizados, entre eles: o de Gerenciamento em Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Cardiologia.

Na Educação à distância, o Departamento também merece destaque pela inovação e parcerias com os Ministérios da Educação e da Saúde, sendo que já são 897 os egressos de Cursos de Especialização nesta modalidade de ensino.

O Departamento realizou também a formação de 658 profissionais da equipe de enfermagem (407 técnicos e 251 auxiliares), em parceria com o Ministério da Saúde no Projeto PROFAE.

Considerando as parcerias governamentais, tem apoiado, juntamente com o Departamento de Saúde Pública, projetos da Secretaria de Estado da Saúde no contexto da regionalização do Sistema Único de Saúde – SUS. Sempre produziu pesquisas com a meta de gerar novos conhecimentos e iniciou em 1999 a organização de um evento denominado “Bienal de Enfermagem da Unesp”, que se consolidou como relevante espaço regional de intercâmbio científico e cultural. Devido ao sucesso do evento, em 2014 será realizada sua nona edição.

Em agosto de 2006, para coroar o crescimento do Departamento de Enfermagem, teve início o Mestrado Profissional em Enfermagem, que já contava, até março de 2014, com 112 egressos.

Esse programa tem o propósito de realizar educação permanente para enfermeiros, de forma a viabilizar respostas para problemas concretos da prática profissional e, assim, melhorar a integração academia-serviço. Em 2012, uma das dissertações de mestrado recebeu do Ministério da Saúde Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS.

Em sua primeira avaliação trienal, o Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem atingiu a nota 4, numa escala que vai até 5, indicando o reconhecimento da qualidade do mesmo pela Capes.

A partir de março de 2013 iniciou-se outro Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, com dois cursos: o Mestrado Acadêmico e o Doutorado, voltados para profissionais da saúde. Ainda em 2013 inicia-se o programa de pós-doutoramento.

Em 2014 também se inicia Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

Buscando visibilidade nacional e internacional, o Departamento de Enfermagem tem investido em intercâmbios com instituições do Brasil e do exterior, além de ter vários professores dedicados a programas de pós-doutoramento no exterior.
Os egressos do curso de enfermagem têm se colocado no mercado de trabalho de forma diferenciada, além de apresentar excelente desempenho em processos seletivos para cursos pós-graduação e em concursos institucionais.

Certamente há muito por fazer, mas o compromisso do Departamento de Enfermagem é com a formação de profissionais qualificados. O objetivo do Departamento é dar continuidade a esse processo, visando a construção do conhecimento de forma participativa, crítica e reflexiva, de modo a contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade do cuidado em enfermagem nas mais variadas instituições de saúde, seja pela inserção de seus egressos ou pela participação direta do corpo docente nos processos de cuidar, gerenciar, pesquisar e educar. (Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp)

Notícias relacionadas