Enfermagem debate modelo de assistência em saúde na Medicina/Unesp

Com o intuito de qualificar e aprimorar o atendimento em enfermagem, o Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB) promoveu dia 9 de abril no Anfiteatro do Departamento de Patologia, o “3º Encontro de Enfermagem no Processo de Referência e Contra- Referência”. O evento serviu como atualização para 130 profissionais de enfermagem de Botucatu e mais 12 municípios integrantes do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) quanto ao atendimento nos diferentes tipos de assistência.

 O tema abordado, ‘cuidados com a pele’, agregou diversos assuntos como o diagnóstico das lesões cutâneas, cuidados da enfermagem em queimaduras, além da apresentação dos ambulatórios Geral e Materno-infantil, Ortopedia e Neurologia do Hospital das Clínicas/Unesp.

 “Esse encontro proporcionou oportunidade de atualização e integração aos profissionais de enfermagem dos serviços de saúde das cidades da região da DRS 6. A finalidade é promover uma assistência de enfermagem qualificada, contínua e descentralizada”, ressalta Miriam Paiva, da comissão organizadora do evento.

 Segundo ela, outros pontos também foram objetivados durante o encontro, entre os quais a conduta técnica frente a determinados procedimentos ambulatoriais de enfermagem, capacitação dos profissionais de enfermagem quanto aos instrumentos, fluxo de informações e a promoção de reuniões periódicas.

 Também integrou a programação aulas práticas com os participantes dos Estabelecimentos de Saúde da região e enfermeiros instrutores do Ambulatório Geral, Centro de Saúde Escola-Vila dos Lavradores e da Vila Ferroviária.

 Outro evento entre os profissionais de enfermagem ocorrerá dia 2 de junho, novamente no Anfiteatro do Departamento de Patologia da FMB. Em pauta, o cuidado ao paciente ostomizado (pacientes com doença crônica que passam por cirurgia que exterioriza a alça intestina), em diálise, sonda vesical, Hepatite C e traqueostomizado. A organização do evento foi da Divisão Técnica de Enfermagem, Seções Técnicas de Enfermagem Ambulatório Geral, Materno-Infantil, Ortopedia e Neurologia do HC, Centro de Saúde Escola e Comissão de Educação Permanente em Enfermagem. (Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do HC/FMB/Unesp de Botucatu-SP)

 

Notícias relacionadas