Enfermagem e Medicina, da FMB/Unesp, recebem altas avaliações no Guia do Estudante 2010

Os cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, mantidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, receberam classificações significativas pelo Guia do Estudante 2010, publicação de âmbito nacional da Editora Abril e que lista as melhores instituições de ensino do país. Pelo terceiro ano consecutivo o curso de Enfermagem foi qualificado com cinco estrelas, o equivalente a ‘excelente’. A graduação em Medicina obteve quatro estrelas em sua classificação, sendo considerada ‘muito boa’.

 

Os resultados representam o crescimento do investimento da Unesp, em seus cursos de graduação. Coordenadora do curso de Enfermagem, profª Vera Tonette, classifica a avaliação obtida como um termômetro da qualidade de ensino oferecido pela instituição. Segundo ela, alguns fatores foram determinantes para manter o nível por três anos seguidos- em 2008, 2009 e 2010: proporção aluno/docente, produção científica dos professores e também a participação de alunos em projetos de extensão comunitária e de cunho científico.

“A análise do guia reflete o empenho que tanto a Faculdade de Medicina e a Unesp têm em manter seus cursos atualizados e dinâmicos. A preocupação agora é manter a classificação já que os critérios do ranking mudam a cada ano”, ressaltou a coordenadora.

Recentemente o curso de Enfermagem passou por reforma em seu conteúdo curricular e houve mudanças como a exigência de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) a seus graduandos e também o incentivo ao desenvolvimento de programas de pesquisas e de extensão universitária.

Considerado como ‘muito bom’, o curso de Medicina passa por discussões em seu currículo desde o final do ano passado. Entre os principais pontos debatidos estão o papel do profissional médico a ser formado e sua inserção do mesmo na sociedade do século XXI.

Segundo professora Norma Sueli Módolo, coordenadora do curso de Medicina, alguns fatores ainda devem ser trabalhados para a melhoria da classificação na excelência do ensino, como o incentivo aos programas de internacionalização dos quais a FMB tem se tornado parceira. “Esse é um ponto que a universidade tem procurado estabelecer como rotina e tem procurado ampliar as parcerias existentes”, ressalta.

Para ela, a classificação no Guia do Estudante mostra as exigências cada vez maiores pelas quais as escolas de formação médica têm passado na busca da qualidade do ensino. “A Unesp tem se expandido e a graduação em Medicina acompanha esse crescimento da universidade. Hoje o processo de reforma curricular vai propiciar melhoria na formação de nosso aluno e fazer com que ele esteja mais preparado para as exigências que a sociedade espera dele”, frisou profª Norma.

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp oferece anualmente 120 vagas em seus cursos de graduação- 90 em Medicina e 30 em Enfermagem- e possui um dos vestibulares mais concorridos da universidade. Em 2010, a proporção de candidatos por vaga, em Medicina foi de 129; enquanto que em Enfermagem a relação era de 22,5 c/v.

Desempenho faz com que Unesp dispute prêmio como melhor universidade

Das 105 graduações da Unesp analisadas este ano, 100 (95%) receberam ‘estrelas’ na 20ª edição do Guia do Estudante, da Editora Abril. Em 2009, 92 dos 100 cursos analisados receberam essa avaliação positiva. O índice máximo também continua subindo: 29 graduações da Universidade receberam cinco estrelas; em 2009, foram 24; e em 2008, 22 ‘estrelas’.

Por seu desempenho, a instituição é uma das três finalistas ao título de “Universidade do Ano”, que destaca a melhor graduação do país. A Unesp disputa na categoria Universidade Pública, com a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O concurso integra o VI Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real Grupo Santander, que será anunciado no dia 4 de outubro, na Sala São Paulo do Complexo Cultural Júlio Prestes, na capital paulista. No ano passado, a Universidade ficou em segundo lugar, atrás da USP. (Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do HC/FMB/Unesp)

Notícias relacionadas