Equipe do SAMU de Itaporanga salva bebê afogado com leite materno; veja também caso Riversul em março

 

Por pouco mais uma criança morreria como aconteceu em Barão de Antonina, no sábado passado (24/06), quando um bebê de 1 ano e 4 meses morreu engasgado com um pedaço de carne, no Bairro Barragem daquele município.

Desta vez, o fato – um bebê de apenas 16 dias, estava afogado após amamentação – aconteceu por volta das 13h da última terça-feira (27) na Rua Joaquim Ferreira Lúcio.

O SAMU foi acionados pelos pais ou vizinhos para a emergência, e a equipe de plantão composta pelo técnico de enfermagem Nilton e o condutor Thiago se digiram rapidamente ao endereço informado.

Técnico de enfermagem Nilton

“Chegamos lá o pai desesperado já veio de encontro com a criança e praticamente a jogou nos meus braços. Estava roxa, mas ainda com sinais de vida, lutando para sobreviver. Foi o prazo de descer e subir dentro da ambulância com a criança e já iniciei os procedimentos técnicos para desobstrução da via respiratória. Logo nos três primeiros estímulos (palmadas leves na costa) ocorreu a desobstrução e para a nossa felicidade, graças a Deus a criança começou a chorar e a cor começou a volta. Passamos para a Central o sucesso do procedimento, e esta nos determinou para que levássemos a criança para o Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, para continuidade e atendimento médico”, contou o técnico de enfermagem Nilton.

 

Caso semelhante em Riversul no mês de março, mas uma equipe da Polícia Militar (PM) salva o bebê de 11 dias

Nessa ocasião, a equipe PM composta pelos cabos Sávio é Teodorico, ao chegarem de um patrulhamento rural no Grupamento da PM na cidade, ouviram a vizinha gritando por socorro, correram até lá, adentraram a residência e depararam com seu filho, ainda bebê de 11 dias afogado, sem respiração e com a face roxeada.

Enquanto o Cb Teodorico fazia os procedimentos de reanimação, o Cb Sávio prestou socorro a mãe que desmaiou.
Após os procedimentos feitos por Teodorico a criança voltou a respirar.

Em seguida a mãe e a criança foram levados ao PS onde o Dr Domingos atendeu o bebê juntamente com a mãe e informou que ambos passavam bem, sendo que o bebê não apresentou nenhuma sequela com a parada e parabenizou os PMs pelos procedimentos.

Notícias relacionadas