Escola Dom Athanázio e suas comemorações do 7 de Setembro

Os alunos, professores, funcionários e gestores da EM Dom Athanázio Merkle comemoraram na última sexta-feira (06/09) um dos fatos histórico mais importantes do país, a Independência do Brasil, que marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

“Mais que simplesmente comemorar, é importante ensinar a amar, respeitar e preservar tudo o que temos de bom e que temos o dever de cuidar”, informa a direção.

Durante toda a semana foi feito o Culto à Bandeira com resalva sobre o que é Pátria, sobre a Independência, seu valor, preservação e respeito.

Na sexta-feira, a comemoração iniciou com o Culto a Bandeira seguida da apresentação do 1º ano A e 2º ano a, das professoras Leovange e Zilda, que ressaltou o amor pela Pátria com a dança da música ”Eu te amo meu Brasil”. Na sequência os 3ºs anos das professoras Ana Maria e Regiane apresentaram a dança da música “Herdeiros do Futuro”.

Os alunos dos 4ºs ano A, B e C das professoras Bernadete, Maria Rosa e Maria Helena, apresentaram o jogral “Somos todos da mesma Pátria”, lembrando que somos todos do mesmo chão com direitos e deveres iguais, em seguida um grupo menor do 4º ano A apresentou uma frase em libras e outro grupo do 4º C apresentou a poesia “Viva o Brasil”. E dando continuidade às apresentações o 5 ano A da professora Rosemary apresentou o jogral “o que diz nosso Hino” , o que levou os alunos a um melhor entendimento sobre o se canta sobre a Pátria e o 5º ano B da professora Eliana fechou a comemoração da manhã com a poesia “A Pátria de Olavo Bilac, que ajudou mais um pouco sobre as reflexões já feitas”.

Os alunos do período da tarde também prestaram sua homenagem à Pátria com muito carinho e dedicação. Com suas características infantis o Pré I A e B das professoras Aparecida e Marcelene demonstraram seu amor pela Pátria com a dança da música “Eu te amo meu Brasil”

Já o Pré II A E B das professoras Leila e Maria Rosa resgataram a paz e a ordem através da apresentação com a música “Marcha Soldado”. Em seguida os 1ºs anos A e B das professoras Roseli e Vera renderam sua homenagem com o poema “Brasil”. O 2º ano B da professora Rosemary apresentou o jogral “Brasil somos nós”, lembrando-nos que Brasil não é só o solo, os rios e floresta, mas todo o povo que nele vive e luta por sua sobrevivência. Na sequência o 2º ano B da professora Ana Paula entrou com a Música “Brasil” que nos embalou na alegria e no orgulho de sermos brasileiros. Para finalizar o 3º ano da professora Bruna prestou sua homenagem com o jogral “Independência do Brasil”, o qual nos remeteu a lembrança do acontecimento e fixou a data por nós exaltada e homenageada.

“Com todas as apresentações recordamos com muito carinho a data que lembra o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Com dedicação trabalhamos para que nossas crianças valorizem a educação e entendam o significado da independência. Nossos agradecimentos aos professores, alunos e funcionários que contribuíram para mais uma reflexão e para que nossa homenagem acontecesse”, finalizou a direção do estabelecimento.

Notícias relacionadas