Escola Municipal Cel Vicente Russo do Amaral-100 anos de tradição formando cidadãos

DSC04401Texto da escola – A Escola Municipal Cel Vicente Russo do Amaral de Itaporanga  comemorou  nos dias 05,06 e 07 de dezembro desta ultima semana  seus 100 anos de existência. Cem anos de prestação de serviço à comunidade, cem anos de dedicação ao ensino e à formação de crianças e jovens.

Teve inicio no dia 05/12 com a Celebração religiosa em ação de graças com a presença do Pastor Leonel Freitas de Carvalho representante da igreja Batista de Itaporanga e do Padre João Batista Alves Carrero representante da igreja católica. Após a acolhida feita pela diretora Maria Cristina Colodel dos representantes das igrejas, todos receberam  calorosamente a palavra de Deus que foi levada até o altar pelo senhor Athánázio Correa de Moraes ex. funcionário da escola representando carinhosamente toda equipe que ali trabalhou e trabalha nos dias de hoje.Nesse momento os alunos da escola ensaiados pelo Sr.Gilmar Galvão cantaram uma belíssima musica para acolher a palavra de Deus.

Pastor Leonel iniciou a Celebração com o tema Compromisso/Escola/Liberdade e a seguir foi acompanhado pelo grupo de canto Shalon de sua igreja trazendo para o momento muita emoção e respeito. Na vez de Pe. João Batista ele falou sobre a Gratidão/Família e do quanto se faz necessário a presença da família na vida escolar dos filhos para que de fato haja uma educação de qualidade. Também fora acompanhado pelo grupo de canto da perseverança  com um belíssimo hino que emocionou a todos.Após a benção final dada por ele  os alunos da escola encerraram com a musica parodiada Minha escola.

O segundo dia de comemoração, 06/12 foi marcado pela Abertura da exposição de fotos e trabalhos dos alunos e ainda pelo lançamento do livro da Sra. Iolanda Fernandes Couto “Sonhos de uma poetisa”.Após um breve histórico da Escola lido pela mestra- de- cerimonia do evento Diná Lara foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Itaporanga pela professora do 5º ano da escola “Maria Regina Romão Fauro e acompanhado pelo Sr. Marcelo Siqueira dos Santos” que fizeram uma maravilhosa interpretação.

Na sequencia a diretora Maria Cristina Colodel dirigiu suas belíssimas palavras em que agradeceu pelo privilegio de estar a frente da direção da escola no ano de seu centenário.Colocou que o sonho acalentado pelos fundadores desta escola se consolida ao se observar  a trajetória de sua história desde o inicio até os dias de hoje.Ressaltou que mesmo com o incrível avanço tecnológico ocorrido nesse período, impensável pelos fundadores e atestado com grau de satisfação pela equipe atual, a escola conseguiu atualizar e modernizar seus equipamentos e infra-estrutura para acompanhar 100 anos de progresso do mundo.

Colocou aos presentes que seria difícil encontrar uma só família no município que não tivesse pelo menos um vinculo com essa instituição de ensino seja como aluno,funcionário,professor ou diretor e assim elevou a importância de preservar a memória para construção do futuro alicerçado nos mestres que a precederam…momento em que homenageou indiretamente todos que fizeram parte dessa história de 100 anos.Ainda fez uma breve colocação  a respeito do  Patrono da escola “Cel Vicente Russo do Amaral” nome que leva a escola por ato da SE nº19176.Foi um cidadão sempre engajado  nas lutas ocorridas em sua época, um advogado brilhante, de solida base moral e formação pessoal.Tornou-se graças a seus feitos uma personalidade influente e admirada por todos.De grande visão e por muito valorizar os estudos sonhou e acreditou que a nossa cidade possuiria uma grande bela e valorosa escola, escola essa que hoje leva seu nome.

As conclusões das belíssimas palavras da diretora foram de agradecimentos; a todos que direta ou indiretamente ajudaram na realização desse evento, com contribuições de fotos, relatos e patrocínios; ao Sr. João Castilho um agradecimento especial uma vez que não mediu esforços para orientá-la  no resgate histórico  do evento.Também não deixou de agradecer ao excelentíssimo  prefeito  municipal José Carlos Rodrigues por não medir esforços em liberar recursos para melhorias executadas na escola. A senhora Jucinéia de Oliveira Lara – atual secretária da educação pelo apoio que recebe em prol de uma educação igualitária.Dirigiu carinhosamente um agradecimento aos professores e funcionários precursores da escola – muitos deles presentes no evento.Aos pais dos alunos um agradecimento por depositarem diariamente toda confiança nos profissionais que ali trabalham.E aos alunos desejo de que a vida os levem por caminhos em que possam compartilhar amizades, companheirismo, idealismos e vitórias.Finalizou agradecendo toda sua equipe de trabalho-gestora,professores e funcionários nomeando-os um a um uma forma carinhosa de agradecimento aqueles que faz toda diferença.

O evento teve na seqüência  apresentações de danças pelos alunos dos 1ºanos com a musica “O mundo da criança”(Toquinho) e dos 4º anos “Eu tenho que dar valor à minha escola”, ambas ensaiadas pela profª Ana Brigida Valcazara Chueri e pelos professores dos 1º anos.

Na seqüencia houve a declamação da poesia vencedora intitulada “Minha Escola”, resultante do concurso de poesias realizado com os 5º anos da escola onde o vencedor foi GuilhermeA. De O. Lara do 5º ano b que o fez com muita entonação.
“Minha Escola
Minha escola é antiga
Também muito querida
Uma das primeiras da cidade
A ensinar a verdade

Quando saio de casa
E venho para minha escola
Fico muito orgulhoso
De ser um aluno estudioso

O nome de minha escola é
EM Coronel Vicente Russo do Amaral
Um prédio muito bonito
Pra mim não tem outro igual

Seu patrono grande homem
Foi um bravo coronel
Deixou seu nome gravado
Para que seja sempre lembrado. ”Guilherme Abdala de O.Lara/Profª Maria ReginaR. Fauro

 

Foi apresentada na sequencia a biografia da poetisa da noite- a ex. aluna da escola Iolanda Fernandes Couto que lançou seu primeiro livro “Sonhos de uma poetisa” e na voz da oradora Diná Lara e do pastor Leonel leitura de algumas poesias dentre elas “O centenário de uma escola” e “Memórias”

Fragmento da poesia Memórias…

“Itaporanga, eu nasci nas tuas terras
És meu berço, somos todos filhos teus,
Em teu seio, grande amor por nós encerras,
Ao nascer e até na hora do adeus!…
                       ………..
Quantas vezes desejei voltar ao tempo,
Pra poder  viver da vida o que perdi,
Os amores, as lembranças, os momentos,
A saudade, o que eu nunca esqueci!

Após esse momento mágico do evento a Sra Iolanda Fernandes  Couto fez um breve discurso agradecendo a todos que a ajudaram para que o sonho se tornasse realidade e pelo pastor Leonel foi pedido que os familiares da poetisa ficassem em pé e pudessem compartilhar com ela esse momento especial.

A secretária da educação Jucinéia de Oliveira Lara ex. diretora da escola dirigindo-se a Sra Iolanda Couto parabenizou-a pelo sonho concretizado dizendo que venham outros sonhos, outros livros e que outros cidadãos itaporanguenses possam se juntar a ela para engrandecimento de nossa cidade, fez questão de frisar em seu discurso que o que faz uma  escola é muito mais o corpo docente do que a construção física “homenageando os gestores, professores e funcionários” que não medem esforços para que as crianças saiam dali com uma bagagem que os prepara para um futuro esperançoso e  que sonham para um futuro melhor.

Após o belíssimo discurso da secretária foi a vez do excelentíssimo prefeito prestar sua homenagem a toda equipe Cel Vicente Russo do Amaral, o que fez emocionalmente dirigindo-se  aos ex. professores ali presentes e revivendo com eles momentos tão marcantes para sua história, dentre eles o professor Caio, a professora Aparecida Barbosa,Sra Terezinha Peres e Maria José Rezende , Dona Iná e outras que contribuíram para sua trajetória.Parabenizou na pessoa da Secretária da educação todos que hoje fazem parte da Equipe Vicente Russo.

Esteve prestigiando o evento o Sr. Darcio José Gabriel dirigente regional de ensino de Itararé onde falou em seu discurso da importância da Escola Vicente Russo para Itaporanga.
Com apresentações de musicas o coral infantil e infanto juvenil do projeto guri ensaiados pela profª Valdicélia Carvalho sob.a coordenação da Sra Claudia Maria Emilio abrilhantou ainda mais o evento.
Também houve participação da banda musical sobre a direção do maestro Reinaldo, para encerrar as atividades da noite, com as musicas Primeiros Erros;Donna Fly;Bad Romance;Estupido Cupido; Banho de lua  e para finalizar “Festa de Santa Rosa” do compositor Oscar Fiuza de Carvalho, que trabalhou por anos como inspetor de alunos nesta escola.

Abriu-se então  a visitação das fotos e trabalhos  dos alunos para que a comunidade pudesse recordar e reviver um pouco tempos de sua história o que permaneceu também durante todo o dia 7/12 para visitação da comunidade em geral até as 17:30h.
Um breve histórico da escola hoje
“A todos o muito obrigada pela participação e colaboração para que o Centenário fosse um sucesso”,ressalta a direção.

Notícias relacionadas