Escola Vicente Russo recebe palestra sobre qualidade de vida e motivação à leitura

 

Na última quinta-feira (20/10/2016) os alunos da E. M. “Cel. Vicente Russo do Amaral” assistiram a uma palestra realizada nas dependências da escola, abordando o tema “Qualidade de vida: os inimigos das crianças e Motivação a Leitura”, a palestra foi ministrada pelo professor da Casa Publicadora das Letras de Tatuí, Daniel dos Santos.

O professor Daniel conduziu a palestra através de um bate papo com as crianças que interagiram muito bem, iniciou falando dos vícios prejudiciais à saúde que assolam a sociedade desde sua primeira infância, a tecnologia, a qual trouxe sim inúmeros benefícios, porém em contrapartida fez com que a sociedade se tornasse um tanto quanto dependente, as crianças não brincam mais como antigamente, e gastam a maior parte de seu tempo livre em frente a uma tela seja ela de TV, computador, celular, videogame etc. Além disso, há também os inimigos das crianças que são os alimentos que prejudicam a saúde física e mental, situação que é agravada pela ausência da prática de exercícios físicos, maus hábitos e má alimentação, o que acaba desencadeando doenças sérias como hipertensão, diabetes entre outros, doenças estas que tem se tornado cada vez mais comum entre crianças devido aos maus hábitos alimentares e ao crescente sedentarismo.

A falta de exercícios e maus hábitos alimentares não afetam apenas o corpo, mas também afeta a aprendizagem, sendo estes dois fatores grandes responsáveis pela queda no nível de aprendizagem dos alunos. O corpo se desenvolve a medida que o indivíduo o alimenta, o estimula, portanto, alimentação balanceada associada a prática de exercícios garante uma qualidade de vida melhor além de melhorar a aprendizagem.

Para garantir qualidade de vida e saúde é necessário se atentar a três aspectos importantíssimos, a higiene, boa alimentação e exercícios. A higiene irá garantir que nenhum tipo de bactéria contamine o organismo e desencadeie algum tipo de enfermidade, uma boa alimentação com menos doces, gorduras e refrigerantes e mais frutas, verduras e água e sucos garante que o organismo irá receber todos os nutrientes de que necessita para se desenvolver e a prática de exercícios que aliados a estes outros dois fatores irá garantir que o organismo se fortaleça e trabalhe normalmente, propiciará também mais disposição e energia dentre outros benefícios.

O professor Daniel passou dois vídeos para ilustrar melhor o assunto que abordou, o primeiro vídeo explicava sobre os três pilares da saúde que é a higiene, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios. O segundo vídeo deu início a segunda parte da palestra, na qual ele abordou a importância da leitura para a vida de cada indivíduo.

A leitura tem inúmeros benefícios, além de aprimorar as funções cerebrais, melhora o vocabulário, desenvolve a capacidade de comunicação e argumentação, absorve informações mais rápido, melhora a aprendizagem etc. Daniel encerrou a palestra falando sobre o potencial que todo indivíduo possui e que necessita ser desenvolvido e para que esse desenvolvimento ocorra é necessário que se atentar a alimentação, cuidar do corpo através de exercícios e também da mente através da leitura, a qual irá desenvolver melhor as habilidades de cada indivíduo.

A palestra teve o objetivo de mostrar aos alunos a importância de se alimentar bem, de praticar exercícios, de não exagerar nos doces e refrigerantes e a relação destes fatores com o processo de aprendizagem. Assim como um músculo precisa ser constantemente estimulado para não se atrofiar, com o cérebro não é diferente, ou seja, o corpo precisa de uma alimentação balanceada e exercícios para se tornar forte e saudável e o cérebro precisa da leitura para desenvolver a capacidade de raciocínio, concentração, absorção de informações, enfim para não se atrofiar. Por isso, a importância de cuidar do corpo e da mente desde cedo, para que eles sejam alimentados de forma correta e se tornem cada vez mais fortes e saudáveis. (Por: Raquel Ap. da Silva – Ag. Tec. Administrativo).

Notícias relacionadas