Estudante itaporanguense está há 4 anos na Rússia, realizando sonho de cursar ensino superior de Astronáutica

Reveja, tem fotos novas. Rafael Barbosa Coutinho(23), está desde março de 2006 na Rússia, cursando bacharelado em Tecnologia Espacial. Filho do pequeno comerciante Lázaro Adão Coutinho e Rosangela Barbosa Coutinho, desde a pré-escola ele se destacou pela busca incessante do conhecimento, o que lhe permitiu passar nos maiores vestibulares brasileiros e a conquistar, por mérito, o direito de estudar na mesma universidade em que estudou o astronauta Yuri Gagari, que há quase 49 anos tornou-se famoso por ser o primeiro homem a subir ao espaço e dentro de uma nave percorrer uma órbita de 40 mil quilômetros em torno da terra em 108 minutos. “A terra é azul!”, teria dito esse astronauta pioneiro nas pesquisas espaciais. O ritmo de Rafael nos estudos é extremamente puxado, de segunda-feira a sábado. Confira entrevista onde ele fala com exclusividade ao Itaponews um pouco sobre quase tudo.

 

Fale-me sobre o que te levou a estudar na Rússia, um país socialista e até há pouco tempo atrasado na economia e na política, e não nos EUA, um pais democrático e desenvolvido economicamente? Parece-me que aqui no Brasil você tinha passado nos maiores vestibulares, inclusive no ITA. Fale-me sobre isso.

– O que me levou estudar na Russia foi o interesse pelo espaço e astronáutica, já que nesse campo o pais ainda mantém muito prestigio e capacidade técnica. Havia prestado vestibular sim em  três universidades publicas – USP, UNESP e UNICAMP – no ITA não passei porque não prestei o vestibular.  O  que me interessava era a  engenharia aeroespacial e nesse tempo o ITA ainda não tinha esse curso. No Brasil criaram ha pouco tempo, e seja como for, nada substitui a experiência russa no espaço, inclusive quando os ônibus espaciais americanos tem problemas são naves russas que realizam o transporte de água, comida, oxigênio etc…

Fale-me o nome do curso que está fazendo, duração e nome da universidade e em que cidade ela se localiza. É gratuita ou tem algum custo?

– Faço bacharelado em Tecnologia Espacial. Todas as universidades russas para estudantes estrangeiros que vem aqui estudar são pagas. Uma minoria vem através de bolsas de estudos e geralmente para fazer mestrado ou doutorado.

Quantos estudantes aproximadamente tem essa escola? Quando se forma?

– Em relação ao numero de estudantes, professores, aspirantes, mestrando e doutorandos creio que o numero chegue a 20.000. Bom, quando me formo só DEUS sabe. Espero que dentro do prazo. Ainda tenho mais um ano e meio pela frente.

Como é sua rotina de estudos e no descanso o que faz?

– Estudo de manhã e a tarde, de segunda a sábado e sem descanso. Numa média de 3/aulas por dia(cada crédito universitário aqui ou seja, aula corresponde a 1,5h).  Durante o semestre existem dias de aulas práticas ou laboratórios. Como sábado ou sexta que posso ter aula das 8h30 às 19h05,  como ocorreu no semestre passado.

Soubemos que você é um estudante dedicado e desde a pré-escola você se interessava pelo conhecimento através de leituras. Nessa época, você mesmo costumava ir à banca comprar a revista Superinteressante. Se considera um CDF?

– Eu comprova a Revista Scientific American, e não a Superinteressante.

E agora, além da leitura específica dos seus estudos, costuma ler jornais, livros, revistas?  Poderia enumerar essas publicações por ordem de preferência?

– Sempre leio jornais e noticias do Brasil e é claro, da Rússia também. Existem jornais gratuitos que entregam no Metrô de manhã, como o jornal Metrô que existe em outras partes do mundo. Fora isso sempre leio o que seja interessante.

Qual é a importância da internet para você?

– Sem internet não poderia quase gratuitamente conversar com meus pais. E muitíssimo importante como fonte de informação e comunicação.

Está na Rússia desde que ano. Quantas vezes visitou o Brasil. Além da Rússia conheceu outros países dos Leste Europeu e Norte da Ásia?

– Na Rússia estou desde 27/03/2006. Ainda não pude regressar ao Brasil, infelizmente.

Sente saudades da família, se comunica regularmente com ela. Fale um pouco sobre isso.

– Sim, através da Internet, graças a DEUS.

Mora em alojamento da universidade, república, apartamento ou casa? Descreva como é sua residência.

– Às vezes no apartamento de minha esposa, as vezes na residência estudantil, típicas casas russas, ou seja, prédios com quartos pequenos banheiro anexo ou nao e cozinha.

A nossa alimentação é basicamente de café puro ou com leite, pão, bolo, almoço e janta à base de feijão com arroz, macarrão, carnes, aves, ovos, peixes, verduras e legumes. O café da manhã e o feijão com arroz daí como é?

– Nos alimentamos basicamente de comidas ricas em gorduras e tipicas de países frio. Queijos, requeijões, batata, vários tipos de sopas, carnes e tomamos muito chá todo tempo.

 Se apaixonou por aí? Ela é russa?

– Sim. Legalmente sou casado.

Depois de formado quais são seus planos? 

– Espero, se DEUS quiser, ter um bom emprego e parte do que receber ajudar quem precisa e claro, poder de alguma forma retribuir com tudo que meus pais gracas a DEUS fizeram e fazem por min.

Quais as suas chances no mercado de trabalho, em que tipo de empresa e qual seria o salário inicial?

– Bom, creio que em empresas fabris, seja de aeronautica ou aeroespaciais. Mas, porque não prestar um concurso publico e ter um emprego bem remunerado até o resto da vida?  Tudo é possível. Tomara DEUS que tudo caminhe bem!

 Retorna ao Brasil, fica na Rússia ou vai para outro país?

– Espero, talvez, se DEUS quiser, fazer um mestrado ainda. Na Rússia ou no Brasil. Onde conseguir.

Domina bem o idioma russo, e como foi, no início, o aprendizado da nova língua? Além do Russo, você aprende outra língua estrangeira? Qual?

– O idioma é bem difícil. Na universidade, nós estudantes estrangeiros temos aulas ate o final da universidade.

Religião: a maioria – cerca de 80% – dos russos são ateus. Depois vem os ortodoxos, muçulmanos e católicos(0,3%). O que acha da religião, do criacionismo e da teoria da evolução das espécies? Você acredita em Deus?

– Sim. Acredito em DEUS. Evolução não é teoria, é fato.  DEUS é tudo: energia, luz, toda força que rege esses planetas no espaco girando sem motivo ao redor de estrelas. Leis da física e do universo são regidas com maestria genial, com perfeição. Em relação a criacionismo, não tenho nada a dizer. DEUS é perfeição e perfeição que ELE mesmo criou com inteligência escondida na beleza das transformações da natureza. Simplesmente crer que botaram o homem do nada na Terra é idéia muito simplista e pequena à própria grandiosidade e infinitude da natureza que DEUS criou.

Pelo fato da maioria russa ser atéia, como você vê o modo de ser do russo? Ele é mais, ou menos humano – melhor, pior ou isso não tem nada a ver com o perfil da pessoa russa?

– Os russos não são muito mal educados em relacao à formação dos latinos. Se pergunta o horário, simplesmente podem ficar mudos ou responder com muita indiferença. Claro que nem todos são assim, principalmente em cidades turisticas como Sao Petersburgo em que o povo e muito mais aberto e culto que o de Moscou.

Qual o melhor livro que você leu, o melhor filme que assistiu e qual o melhor seriado ou programa de TV?

– Pra ser sincero não acho justo comparar como melhor ou pior as coisas. Por que isso é muito subjetivo. Assisto e leio de tudo que for interessante, e sempre aparecem coisas impressionantes como o filme Avatar, muito bom.

Em 2012 passa a valer a reforma ortográfica que unifica o modo de escrever dos países de língua portuguesa. Pelo que temos lido, nenhum dos países envolvidos gostou disso que reflete na vida de todos, para apenas e simplesmente atender a necessidades oficiais de trâmites de documentos entre esses países, para se dispensar a tradução. E você, como vê isso?

– Isso como forma de divulgar o idioma portugues é muito bom. Agora, como isso é fruto da globalização e o interesse é mais comercial que cultural, acho que mudar a forma como se escreve os governos podem, mas como se fala em cada pais, só o povo determina.
 

Meio ambiente e aquecimento global. O mundo está acordando para isso e está fazendo alguma coisa para mitigar as conseqüências? Você acha que os desastres naturais com as consequentes tragédias são resultantes das inconseqüências do homem? Fale-nos um pouco sobre isso.

– Sem duvida o homem paga pela poluição que ele mesmo causou. Não desejo mal a ninguém, mas, se a natureza se revolta é direito dela.

 Mesmo com a evolução das ciências, continuam existindo guerras e conflitos em quase todas as regiões do planeta. A quê você atribui isso? Você acredita que um dia possa existir uma paz total e duradoura?

– Intolerância e falta de diálogo. Tenho e tive amigos de várias religiões e graças a DEUS por enquanto me dei bem com a maioria. Sejam ateus, muçulmanos, hindus, protestantes, ortodoxos e budistas.

Especificamente sobre uma coisa na qual você está envolvido, a aviação: como você vê o futuro desse meio de transporte?  Os acidentes estão sendo freqüentes. Você acredita que a aviação é mesmo o meio de transporte mais seguro?

– Segundo as estatísticas, sim, pelo numero de acidentes comparado ao numero de viagens.

As pesquisas espaciais, apesar de muito caras, trarão algum resultado positivo para nós, terráqueos? Estamos sozinhos no universo?

– Sem dúvida trarão. Vários experimentos realizados la em cima deram resultado pratico. É obvio que inicialmente os objetivos dessas potências espaciais sejam militares, mas, depois em áreas civis importantes, seja em medicina, farmacologia ou engenharia acabam se beneficiando

Para comunicar erros: redacao@itaponews.com.br  

Notícias relacionadas