Estudantes avareenses comemoraram o Dia Mundial da Água

Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, escolas estaduais e APAE participaram de uma passeata de conscientização sobre o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural. 

A passeata percorreu algumas ruas da cidade, contando com a presença do prefeito Rogélio Barcheti, da secretária da Saúde Mirthes Vieira, da coordenadora de educação ambiental Thays Taniguchi e a representante da ADERJ – Associação Defensores da Represa Jurumirim -, Camilla Rahal, que distribuiu panfletos alertando para a importância da água em nossas vidas. A passeata encerrou-se no Lago Manoel Rodrigues, na entrada da cidade, onde foram plantadas mudas de árvores como amoreira, ipês entre outras.


 
Apesar de o planeta ser formado por 2/3 de água, somente cerca de 0,008% do total desse recurso é potável. Para piorar a situação, grande parte das fontes, como rios, mares e lagos, está sendo contaminada pela ação do homem. Segundo a ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. 

"A água é o recurso natural mais importante do mundo, afinal nossa vida é inviável sem ela. Claro que os governos podem e devem cuidar das leis e da fiscalização do uso das águas comercialmente e em processos industriais, mas quem pode efetivamente usar o recurso no dia-a-dia, com racionalidade e precaução”, destacou o prefeito. (Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Avaré)
 
 

Notícias relacionadas