Exposição itinerante “Avaré em 150 Imagens” e abertura da 47ª Exposição Municipal Agropecuária (Emapa)

avare_antigaemapa1Os 150 quadros com imagens antigas de Avaré confeccionados com apoio de patrocinadores em geral, começam a circular por diversos pontos da cidade a partir da próxima segunda-feira, 27 e Emapa 2012 abre calendário como a maior feira

agropecuária do país

É a Exposição Itinerante “Avaré em 150 Imagens” em alusão ao sesquicentenário (150 anos) do município comemorado no ano passado.

O lançamento será no Museu Histórico e Pedagógico Anita Ferreira de Maria, na Praça Rui Barbosa, permanecendo aberta à visitação pública no período de27 a29 de fevereiro, das 9h00 às 17h00. São 150 fotos belíssimas, imagens históricas recuperadas e digitalizadas pelo fotógrafo avareense Edel Coradi, que fazem da exposição uma verdadeira viagem no tempo.

Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, a exposição seguirá uma rotina mensal de rodízios em espaços abertos e fechados, conforme cronograma estipulado que inclui repartições públicas e estabelecimentos comerciais patrocinadores da mostra.

FESAPLA
Outro evento da Secretaria Municipal da Cultura anunciado para este mês é o 1º Festival de Artes Plásticas de Avaré, o FESAPLA, que acontece no Centro Cultural Djanira Motta (CAIC) a partir do dia 28 de fevereiro, com abertura às 19h30 e visitação pública, diariamente em horário de expediente, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h30. O FESAPLA fica em exposição até o dia 6 de abril.

Emapa 2012 abre o calendário agropecuário como a maior feira do setor do país

Começa oficialmente, no dia 27 de fevereiro, a 47ª Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), realizada no Parque Fernando Cruz Pimentel, com a expectativa de já ser a maior feira agropecuária do país. Nesta edição, contará com a presença de equinos, muares e 10 raças bovinas de corte e leite. A expectativa do Núcleo Nelore de Avaré, organizador da mostra, é que mais de 15 mil visitantes passem pelo recinto este ano.

Para o 1º turno da EMAPA, que vai até o dia 4 de março, os melhores animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Brahman, Mangalarga Machador e Cavalo Bretão serão trazidos. O coquetel de lançamento será no dia 28, a partir das 20h00, também no Parque de Exposições.

O 2º turno da EMAPA, que acontece de 5 a 11 de março, também promete força. Estarão presentes animais das raças Gir Leiteiro, Girolando, Angus, Bonsmara, Jersey, Simental, Cavalo Pampa e Santa Gertrudes.

Expectativas de novos recordes – A 46ª EMAPA foi um sucesso em 2011 e os organizadores estão apostando alto em novidades para os criadores, ao público e em sua longa tradição para, mais uma vez, quebrar recordes, tanto em faturamento quanto em número de animais inscritos. A organização espera superar a marca dos R$ 15,5 milhões, valor obtido com os leilões na edição anterior, e receber animais com ainda maior qualidade genética.

“Vivemos um momento muito positivo na agropecuária brasileira, com o investimento em genética e infra-estrutura em praticamente todas as raças. Isso nos faz crer que a edição desse ano tenha tudo para ser uma das mais importantes na qualidade dos animais e rentáveis aos criadores participantes, que terão boas surpresas em leilões e na pista”, aponta Luiz Carlos Marino, presidente da 47ª EMAPA e do Núcleo de Criadores de Nelore de Avaré e região.

No ano passado, a Emapa contou com inúmeros campeões na pista do Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel. Ao todo, mais de 3 mil animais passaram pelos julgamentos.

Agenda de leilões – Além de movimentar o calendário e ser um dos eventos mais tradicionais do agronegócio brasileiro, a 47ª Emapa traz em sua programação uma agenda de leilões de altíssimo nível, onde 6 já estão confirmados. São eles: Nelore Fantástico, Guzerá, Tradição, Qualidade Nelore, AgroZurita e Girolando.

Notícias relacionadas