FAFIT: alunos de administração realizam atividade sobre Manufatura Enxuta

Como parte da disciplina ‘Administração da Produção e Operações’, acadêmicos do 7º semestre do curso de Administração da Fafit participaram, no último dia 21, da atividade prática extraclasse sobre Manufatura Enxuta.

O professor da disciplina, Tiago Antunes, dividiu a turma em quatro grupos e cada equipe desenvolveu um processo de troca de pneu de um veículo de passeio, utilizando o Setup Rápido e a Troca Rápida de ferramentas através de subsídios de gestão de produção.

“Eles desenvolveram o mapa do processo e o seguiram com o intuito de fazer o setup do carro (troca de pneu) em menor tempo, mostrando a capacidade de observar os métodos e racionaliza-los com a melhor forma de utilizar as ferramentas disponíveis. Cada integrante ficou responsável por uma etapa do processo onde obtiveram um ganho significativo de produtividade em relação ao tempo padrão definido pelo professor antes deles iniciarem a atividade”, explicou.

O resultado da melhor equipe representou aproximadamente 40% do tempo padrão, demonstrando e comprovando que o setup rápido e a troca rápida de ferramenta, quando bem aplicadas, garantem altos ganhos de produtividade, objetivo a ser perseguido em qualquer processo produtivo.

Notícias relacionadas