Fafit: Alunos de Contábeis foram aprovados no Exame de Suficiência do C.F.C

Anderson Lopes da Trindade, Elton Sobjero Frisanco, Janaína Jacinto de Almeida, Júlio Cesar dos Santos e Leandro GonçalvesDesde o início de 2011 caiu a liminar que impedia o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Portanto, para exercer a profissão todos os técnicos e bacharéis deverão realizar o exame, que acontece nos meses de março e setembro e a média nacional de aprovação está em torno de 30%, conforme informações do C.F.C. Com o objetivo de testar conhecimentos, seis alunos que concluem este ano o

curso de Ciências Contábeis, das Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT resolveram realizar a prova.

O resultado superou as expectativas. São cinco alunos aprovados antes mesmo de terminarem o curso. Para Anderson Lopes da Trindade, Elton Sobjero Frisanco, Janaína Jacinto de Almeida, Júlio Cesar dos Santos e Leandro Gonçalves fazer a prova foi muito bom. Primeiro pela aprovação e segundo por ver que acompanhar o ritmo acelerado de estudo do curso de Contábeis da FAFIT vale a pena. 

“Na verdade, foram 4 anos absorvendo conhecimentos ofertados pelos professores”, comenta o acadêmico Júlio dos Santos. “Para mim, a FAFIT tem tido um bom desempenho no que diz respeito à preparação do aluno para o mercado de trabalho”, acrescenta.

Já o acadêmico Leandro Gonçalves ressalta que a aprovação foi conquistada apenas com o conhecimento adquirido em sala de aula. “Não me preocupei em estudar especificamente para a prova do C.F.C e acredito que meus colegas também não. Dessa forma, pudemos ver que o conteúdo passado em sala de aula está nos moldes do exame”, comenta.

Vale ressaltar que agora o registro será concedido apenas aos profissionais que sejam aprovados em um Exame de Suficiência, semelhante ao que é atualmente exigido aos advogados.
   
A obrigatoriedade da prova está na lei 9.295/46, sancionada em julho, e atende a um pleito antigo das entidades representativas do setor.
   
Na opinião da coordenadora do curso de Contábeis, Daniele Caroline Machado, esta é uma forma de filtrar os profissionais, valorizando os melhores preparados. “Ou seja, aqueles que se dedicaram durante o período de graduação, agregando qualidade aos serviços prestados pela classe contábil”, comenta Daniele.

Para a coordenadora, a Contabilidade, nos últimos dez anos, vem passando por transformações profundas, e essas mudanças vem exigindo profissionais de destaque, não apenas àqueles profissionais que simplesmente registre atos contábeis. Com uma economia globalizada, o profissional Contador, hoje é requisitado também para auxiliar na gestão da empresa.

Em relação aos nossos alunos aprovados no exame do C.F.C, Daniele diz que é uma grande realização o resultado alcançado. “Demostra o comprometimento da nossa equipe de professores e a qualidade do trabalho que realizamos na FAFIT”, comemora a coordenadora do curso. (Vanessa P. Souza Ferraz,  da Assessoria de Imprensa FAFIT)

Notícias relacionadas