Fafit: Aula Inaugural de História discute os Desafios do professor/historiador no Séc.XXI

Aconteceu nas Faculdades Integradas de Itararé, no último dia 04, a aula inaugural do curso de Licenciatura em História. O coordenador do curso, Osvaldo Rodrigues deu início ao evento dizendo que a noite é muito importante para a instituição. “Estamos lançando o 11º curso superior da FAFIT”, comemora. Em seguida, Osvaldo chamou para compor a mesa a Profa. Cristina Ghizzi ressaltando seu envolvimento com o curso. “Cristina é a responsável pelo projeto de implantação do curso de Licenciatura em História na FAFIT, iniciado em 2008”, explica o coordenador.

 

Dando continuidade, também compôs a mesa a palestrante convidada Dra. Profa. Maria Auxiliadora Schmidt, que é mestre titular da Universidade Federal do Paraná. Dra. Maria Auxiliadora discorreu sobre o tema “Desafios do professor / historiador no século XXI” esclarecendo, de forma didática, os diversos desafios que o professor enfrenta. Entretanto, destacou que um dos principais é ficar professor.  “Vemos nos jornais que o número de professores, principalmente nas séries iniciais, já foi reduzido pela metade”, comenta Maria Auxiliadora.

Por isso, ela ressaltou aos novos professores a importância da formação inicial de qualidade, como momento em que o estudante recebe os subsídios para vencer estes desafios.

Para o coordenador do curso, a palestra foi uma excelente oportunidade para os alunos entenderem o ofício do professor/historiador. “Além de fortalecer a ideia de que o professor é também um produtor de conhecimento e não meramente um transmissor”, explica Osvaldo.

Osvaldo comenta ainda, que na região o curso de História é uma ótima opção. “Há carência de profissionais habilitados, o que facilita a inserção do egresso no mercado de trabalho. Por outro lado, o curso também é uma possibilidade de elevar o conhecimento a respeito da História”, explica o coordenador.

Vanessa P. Souza Ferraz
Assessoria de Imprensa FAFIT

Notícias relacionadas