FAFIT: Educação Física investe em equipamentos de última geração

Dentro de um conjunto de ações que visam dotar a faculdade de uma ótima estrutura física e de equipamentos, a FAFIT tem investido na ampliação e na modernização dos seus laboratórios. Dentre eles está o Laboratório de Análises Antropométricas (LANÁLISE). Este laboratório é equipado com excelentes equipamentos para as mais diferentes possibilidades de avaliações físicas.

O destaque neste momento, dentre os equipamentos que compõem a estrutura desse laboratório, está a Esteira TK 35. Essa esteira está entre as melhores esteiras destinadas à protocolos laboratoriais para a avaliação aeróbica.A TK 35 permite a execução de qualquer protocolo de avaliação aeróbia. Ela já vem equipada com os protocolos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. E também permite que sejam criados e implantados outros protocolos.

A determinação da condição aeróbia é um dos fatores que contribuem positivamente para prescrição do treinamento e consequente melhora do desempenho físico. Uma estrutura de excelência para a realização de tal avaliação é indispensável para a qualidade de formação em um curso de Educação Física.

A TK 35 possui uma estrutura com capacidade de carga para 250 Kg.Possui uma área útil da manta de 65 x 200 cm.É também composta por um deck com exclusivo sistema que não necessita de lubrificação. Possui corrimão de segurança e uma manta antiderrapante de dupla camada.

Além dessa estrutura que a coloca em condições para a realização de qualquer trabalho de avaliação aeróbia, ela também oferece uma estrutura que oferece amplas possibilidades técnicas.

A TK 35 é equipada com um motor de 5 CV, chegando à velocidade de 35 km/h.Possui uma grande precisão, com incrementos de 0,1 km/h.

Um outro dado muito relevante para a sua qualidade (e destaque) é que chega a uma inclinação de 30%.Essa inclinação é também precisa, com incrementos de “0,1%”.

A TK 35 é conectada diretamente ao computador. Com o monitor de tecnologia TouchScreen é ainda possível controla-la diretamente pelo monitor.O banco de dados com os principais protocolos de ergonomia são armazenados em seu software, instalados diretamente no computador.

Também por isso, possibilita o cadastro de protocolos incrementais e decrementais e também de rampa positiva e negativa. O cadastro de protocolos é ilimitado.A conexão/comunicação com o computador é feita através de porta serial ou usb.

A TK 35 também permite a leitura direta da frequência cardíaca através da conexão com um Sensor de Frequência Cardíaca com Tecnologia Polar. A TK 35 tem sido utilizada no Laboratório deAnálises Antropométricas da FAFIT tanto para as aulas de formação no curso de Educação Física quanto para pesquisas desenvolvidas a nível de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso.

De acordo com o Prof. Doutor José Roberto Herrera Cantorani, Coordenador do Curso de Educação Física da FAFIT, a Faculdade está investindo na nova geração de equipamentos e nas tendências tecnólogicas das ciências da saúde. A experiência de trabalhar com avaliações físicas de desempenho e também voltadas para a análise da qualidade de vida e saúde são fundamentais para uma formação de qualidade.Nesse aspecto, ou seja, no que diz respeito a uma formação de qualidade, nossos alunos são privilegiados. Eles são oportunizados com o contato e com a experiência com equipamentos de primeira qualidade.

Os laboratórios da FAFITse equiparam aos laboratórios das grandes universidades no Brasil. Além da Esteira TK 35, os nossos laboratórios são equipados como muitos outros instrumentos para as inúmeras possibilidades de avaliações físicas. Isso permite ao nosso aluno elevar a sua formação a um nível de qualidade realmente superior, o qual pode vivenciar, de forma real, o ensino, a pesquisa e a extensão, componentes essenciais para a verdadeira formação de Ensino Superior. (Por Irene Dornelles – Marketing FAFIT)

Notícias relacionadas