FAFIT Vestibular 2012: História e as múltiplas funções do historiador

história-FafitPlateia presenteSempre focada na qualidade do ensino que oferece e dedicada à colocação do acadêmico no mercado de trabalho, as Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT busca, cada vez mais, por meio de pesquisas, cursos que apresentem necessidade de profissionais em Itararé e região.

Desta forma, desde 2011 a FAFIT tem entre as 11 opções de cursos para o Ensino Superior, o curso de História, que visa habilitar a docência em todos os níveis da educação. Entretanto, vale destacar que o campo do historiador não se restringe ao Ensino formal.

O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, estudo e interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, significados e desdobramentos.
   
Também possibilita o desenvolvimento de habilidades para buscar documentos como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
   
Em suas atividades principais destaca-se: organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas; ministrar aulas no magistério do ensino fundamental e médio; prestar assessorias a museus, editoras, produtoras de vídeo e tv; realizar pesquisas em universidade e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais; elaborar vídeos e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas, assim como de instituições ligadas à sociedade civil e ainda pesquisar a história de empresas e instituições apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).

Como exemplo, podemos citar a professora do curso de História da FAFIT, Denise Pereira, que leciona para o Ensino Superior, presta assessoria na ABC Projetos, participa de pesquisa para a Secretaria do Meio Ambiente de Carambeí, através de uma parceria com a UEPG e supervisiona alunos da UEPG na área de Arquivos e Museus por meio de um projeto de extensão.

Para ela fazer o curso de História faz com que o aluno amplie sua visão antes restrita aos “muros” escolares, tendo em vista que hoje o profissional da área de História tem a possibilidade de atuar em diversas atividades. “Não ficando restrito apenas a sala de aula”, ressalta.

Já o coordenador do curso de História, Osvaldo Rodrigues Junior, diz que vale destacar, o perfil do egresso. “Um profissional capaz de dominar as linhas gerais do processo histórico, em suas várias dimensões; conhecedor das principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas, assim como dos avanços metodológicos da ciência histórica”, explica.

Na matriz curricular o curso possui disciplinas como: História do Brasil, História da América, História Antiga e História Regional, com metodologia dinâmica e interativa.

O curso de Licenciatura de História possui corpo docente qualificado, com professores mestres e doutores, laboratório específico e biblioteca atualizada. A duração é de 3 anos (6 semestres). Mais informações: www.fafit.com.br ou pelo telefone 0800 7734430. Vanessa P. Souza Ferraz, Assessoria de Imprensa – FAFIT

Notícias relacionadas