Fala da presidenta Dilma Rousseff, durante a sanção do projeto de cotas sociais

Brasília - DF, 29/08/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante sanção do Projeto de Cotas Sociais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.Palácio do Planalto, 29 de agosto de 2012, Boa tarde a todos. Eu queria fazer, sobretudo, um agradecimento aos senadores Ana Rita, Paulo Paim e Lobão Filho, que participaram do processo de construção dessa lei que hoje foi sancionada, e aos deputados Carlos Abi Khalil e Nice Lobão. À Nice Lobão eu quero fazer um

agradecimento especial porque ela é a autora inicial do projeto.

E, por isso, eu queria também dizer para vocês uma coisa. A importância desse projeto e o fato de nós sairmos da regra e fazermos uma sanção especial tem a ver com um duplo desafio. Primeiro é a democratização do acesso às universidades e, segundo, o desafio de fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia.

O Brasil precisa de fazer face a esses dois desafios, não apenas a um. Nada adianta eu manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. Também de nada adianta eu abrir universidade e não preservar a meritocracia.

Por isso, hoje nós estamos aqui celebrando dois… aliás, celebrando, num momento, duas ações: uma pelo mérito e outra pela democratização do acesso à universidade brasileira.

Um abraço a todos, aqui, que compareceram. Agradeço ao ministro Lobão; a nossa querida ministra da Igualdade Racial, a Luiza Bairros; agradeço ao Mercadante e agradeço também à Ideli Salvatti. E, mais uma vez, eu cumprimento o Congresso por essa iniciativa.

Obrigada, senadores e obrigada, deputados. Todos os senhores contribuíram para este país dar um passo à frente.

Notícias relacionadas