Falece o professor e escritor itaporanguense Ulisses Vilela, aos quase 92 anos

Faleceu na manhã deste sábado (16), na Santa Casa de Avaré, o professor Ulisses Vilela, que estava próximo de completar 92 anos. Seu corpo foi sepultado por volta das 19h no Cemitério de Itaporanga-SP.

Deixa a esposa Elizabete, cinco filhos, oito netos e dois bisnetos.

Tido como uma das referência em educação e cultura, o professor Ulisses foi um dos primeiros professores da Escola Estadual Epitácio Pessoa de Itaporanga-SP.

Por ele passaram várias gerações de itaporanguenses. Escreveu vários livros, entre esses o “Seriedade a 39 Graus”, lançado nos anos 90 e disponível para aquisição no site Estante Virtual 

Era um grande amante das artes, em especial o teatro. Na sua juventude, escreveu, montou, atuou e exibiu peças teatrais em Itaporanga.

Católico, construiu no meio de sua casa uma Capela de Santa Terezinha, a quem era devoto. O então abade Dom Estevão Stork fez questão de abençoar a construção.

Como também professor de desenho geométrico, Ulisses adorava a arquitetura e os maiores nomes do mundo nessa área. Era grande fã do arquiteto catalão Antonio Placid Gaudí i Cornet (1852-1926), introdutor do modernismo arquitetônico. Veja foto onde o professor Ulisses aparece ao lado de uma réplica de obra de A. Gaudi.

E como poucos sabem, foi o autor do projeto da Concha Acústica, na Praça João Abdalah.

Em novembro de 2016 foi um dos homenageados no Encontro de Amigos, mas não pode comparecer pessoalmente porque estava fora da cidade, participando do casamento de um sobrinho. Contudo, o ItapoNews gravou um vídeo onde ele agradece a homenagem VEJA AQUI o vídeo e abaixo as fotos feitas em sua residência uma dia antes dessa homenagem.

 

 

 

Notícias relacionadas