Fartura: Chácara Municipal disponibiliza assistência técnica para produtores de morangos semi-hidropônicos

Mudas vieram do Chile e deram origem, nesta última safra, a mais de 800 frutos; estufa serve de vitrine para que os produtores conheçam técnicas de cultivo

A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura disponibiliza assistência técnica para os moradores interessados em plantar morangos semi-hidropônicos no município. A plantação, pioneira, fica na Chácara Municipal, em uma estufa. Segundo o funcionário, José Leonardo Valério da Silveira, as mudas vieram do Chile e deram origem a mais de 800 frutos nesta última safra. “A média é de 1 kg por pé, a cada ano”, esclarece.

“A estufa serve de vitrine para que os produtores conheçam as técnicas de cultivo”, cita. As mudas, chegam a durar três anos e, após três meses de plantio, já começam a produzir morangos para o consumo. “Conheço plantações que, depois de cinco anos, ainda dão frutos com as mesmas mudas”, explica José Leonardo. De acordo com ele, a cada dois ou três dias são colhidos novos exemplares da fruta.

Segundo o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, quem faz todo o acompanhamento técnico, o objetivo é levar a tecnologia e formas de cultivo aos farturenses produtores. “Prestamos toda a assistência aos interessados na cultura”, explica. O funcionário Paulo Frederico Martins também trabalha na produção.

Bruno divulgou que toda a produção é doada para entidades filantrópicas da cidade. Os interessados em conhecer mais detalhes podem entrar em contato pelo telefone (14) 3382-1792.

Notícias relacionadas