Fartura de luto: morre aos 101 anos Dionysio Bortoti, pracinha da FEB que combateu na Itália, na 2ª Guerra Mundial

O município de Fartura está de luto pela morte do histórico Dionysio Bortoti, de 101 anos, neste domingo, 7 de agosto. O farturense foi convocado para defender o país durante a 2ª Guerra Mundial e partiu em julho de 1944, com a Força Expedicionária Brasileira. Retornou do confronto e entrou para a história do nosso país.

Dionysio era um dos últimos soldados vivos, entre 25 mil homens que foram para a maior batalha já vista pela humanidade. Homem de fé, em março deste ano, comemorou com uma celebração religiosa, os 101 anos de idade.

Querido e atencioso, Dionysio, trabalhou na Escola Estadual Monsenhor José Trombi e, foi também produtor rural no município. Tinha na família sua maior riqueza. A esposa era Zenit Marina da Silva Bortoti, com quem teve duas filhas. Deixa ainda netos e bisnetos, orgulhosos de sua jornada.

A Prefeitura decretou luto oficial no município por três dias. O chefe do Poder Executivo, Luciano Filé, emocionado se pronunciou: “O município perdeu nesta data um de seus maiores cidadãos, o Senhor Dionysio faz parte da história de Fartura e do país, era um homem exemplar e prezava pela paz no mundo, meus sinceros pêsames a todos os familiares”, lamentou o prefeito.

O seu sepultamento ocorreu às 15h desta segunda-feira (8), no Cemitério Municipal de Fartura.

Notícias relacionadas