Fartura intensifica controle de raiva em herbívoros para evitar disseminação da doença

Mutirão para combate ao vírus infeccioso em animais foi promovido por representantes do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ourinhos, de 8 a 12 de novembro; equipe inspecionou 77 propriedades e orientou 81 moradores

Fartura intensificou, nos últimos dias, o controle da raiva dos animais herbívoros para evitar a disseminação da doença no município. Recentemente, foi diagnosticado um caso isolado de Raiva Animal Positivo no município. O felino pertencia a uma residência situada na área rural.

Com isso, um mutirão para combate ao vírus infeccioso em animais foi promovido por representantes do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ourinhos, de 8 a 12 de novembro. A equipe inspecionou 77 propriedades e orientou 81 moradores.

O trabalho também consistiu na captura de 97 morcegos hematófagos. Todos receberam a aplicação de uma pasta vampiricida e foram soltos para retornarem aos seus abrigos, promovendo a redução do número de indivíduos, porém protegendo a espécie.

O controle da raiva dos herbívoros foi realizado por equipes especializadas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com seis funcionários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Os controladores vistoriaram propriedades rurais com confirmação ou suspeita de animais contaminados com a doença e também as que estão próximas, com fins de educação sanitária, orientações sobre vacinação e sinais da doença. Também realizaram a revisão de abrigos cadastrados, total de 18, e identificaram os locais que possivelmente possam servir de abrigo para a espécie.

Vacinação contra a Raiva

A Vigilância Sanitária (VISA) informa que já foram vacinados contra a Raiva 942 cães e 297 gatos e que a imunização continua acontecendo no município.

O Setor esclarece que a Campanha da Vacinação contra raiva foi substituída por Vacinação Antirrábica de Rotina, decisão tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e que os moradores que tiverem interesse em imunizar os animais de estimação, devem entrar em contato pelo telefone (14)3308-9402.

Notícias relacionadas