Fartura recebe capacitação para Operação Estiagem 2022

Os colaboradores da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, de Fartura, Bruno Henrique Pilegi, Luciano da Silva Oliveira, Nanúbia Barreto e Celso Alexandre de Lima, participaram da 11ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem 2022, realizada no município de Sorocaba. A engenheira ambiental, Nanúbia, explicou que a intenção era capacitar os representantes dos municípios para os desafios enfrentados da época de estiagem, principalmente voltados a queimadas em mato.

A capacitação foi realizada no dia 17 de maio, de forma presencial, contando com a participação de diversos membros da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros de Sorocaba. Os participantes fizeram um treinamento sobre os principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), utilizados no momento de combate. Também aprimoraram técnicas sobre as ferramentas, desde as mais simples até as mais sofisticadas de combate ao fogo de mata, além de aprenderem sobre as principais técnicas a serem empregadas para um combate mais eficiente.

O treinamento capacitou 165 agentes de Defesa Civil de 33 municípios da região de Sorocaba, formando brigadistas que possam auxiliar o Corpo de Bombeiros em incêndios com cobertura vegetal. “Fogo em mata é uma técnica permitida apenas por licenciamento ambiental, junto a CETESB, pois emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde, causam problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares’”, destaca Nanúbia.
Ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil de Fartura pelos telefones (14) 3382-1792 ou (14) 9.9748-5570.

Notícias relacionadas