Fartura (SP) fornece mudas para recuperação de nascentes em seu município

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, de Fartura, está cedendo mudas para recuperar as nascentes dos córregos e ribeirões do município.

A engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, informou que, para a retirada, os produtores rurais devem ir até a sede da Coordenadoria, na Chácara Municipal. Na ocasião, será realizado um cadastro para que o setor acompanhe o plantio das mudas e a situação de cada nascente. “O objetivo é fazer um diagnóstico e, auxiliar o produtor, na recuperação e preservação das nascentes”, enfatiza Nanúbia.

Outros benefícios também foram elencados, como a recuperação da qualidade da água e da vazão dos rios. “É comum no período de estiagem de chuvas, os proprietários procurarem a Coordenadoria em busca de água”, explica. Com este projeto, a meta é eliminar o problema das propriedades rurais do município a longo prazo.

As mudas são indicadas especialmente para recuperar as nascentes, sendo as principais: Ingá, Aroeira Pimenteira, Sangra d’água, Amoreira, entre outras. Em Fartura, de acordo com a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, os principais afluentes são o Córrego do Seminário, Ribeirão do Veado, Ribeirão Fartura, Córrego Lavapés, Córrego Pinheirinho, Córrego dos Pachecos, além de outros que nascem no município e desaguam no Ribeirão Fartura.

A partir de amanhã, terça-feira (09/03), os proprietários podem fazer a retirada das mudas. Nanúbia lembrou que a preservação é um trabalho realizado a longo prazo, porém, auxilia os produtores a terem água durante todas as estações do ano.

A produção das mudas é feita pelos servidores da Chácara, sendo o responsável Paulo Frederico Martins. Também trabalham no desenvolvimento do projeto, José Leonardo Valério da Silveira e Antônio Benedito Leonor (Frente de Trabalho). “Trabalhamos com muito amor”, salienta Antônio e Paulo.

Outra novidade diz respeito a produção de mudas para calçadas. Nesse mês já foram produzidos mais de 1.000 exemplares de Oiti, a serem disponibilizadas para a população. Essas são árvores adequadas para calçadas e passeios. “Também oferecemos ervas medicinais, que os cidadãos podem solicitar para plantarem em casa”, conta Paulo.
Para mais informações o telefone para contato é o (14) 3382-1792.

Notícias relacionadas