FCA/Unesp traz tecnologias de baixo custo para a 8ª Agrifam

Equipe da Faculdade irá explicar produção e funcionamento no espaço Sítio Modelo – A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), câmpus de Botucatu, apresentará projetos voltados para o pequeno produtor durante a 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, a Agrifam. Tradicional parceira da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora e realizadora da

 Feira, a FCA/Unesp tem como foco a atuação no espaço Sítio Modelo, onde são apresentadas diversas tecnologias que podem ser aplicadas em propriedades rurais. Este ano, os sistemas alternativos de irrigação de baixo custo por sulco e por aspersão, que obtiveram grande sucesso junto ao público visitante da edição passada da Feira, voltam para apresentação. Haverá demonstrações dos sistemas no campo, com explicações sobre sua montagem e possibilidade de tirar dúvidas com a equipe da FCA.

Segundo o professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, o acesso a sistemas de irrigação pode ajudar os produtores familiares a melhorar sua produtividade, provocando mudanças significativas na sua situação econômica e social. “Por sua acessibilidade, esses sistemas permitem viabilizar a atividade produtiva nas propriedades agrícolas durante o ano todo sem depender da estação chuvosa. Isso pode, em curto período, transformar as ações da propriedade em ações empresariais melhorando a qualidade de vida das populações rurais”.

A FCA também levará para a Agrifam cerca de uma dezena de tecnologias, ou seja, ferramentas, processos e materiais adaptados para o uso na agricultura familiar. São soluções recolhidas pela extinta Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural) junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil. Para a seleção das tecnologias apresentadas, foram levados em conta critérios como praticidade, eficácia, exequibilidade, segurança, custo e aspectos ambientais. “É importante salientar que não se trata de inventos. Todas as soluções apresentadas são ou já foram utilizadas em alguma região do país”, explica o professor Sílvio José Bicudo, do Departamento de Produção Vegetal da FCA. 

Dentre as tecnologias apresentadas na Agrifam estarão o sabão fabricado a partir do abacate, um coletor solar para aquecimento de água, feito com madeira e chapas metálicas, um galinheiro portátil feito de bambu e arame com uso na adubação de hortas e um aparelho para desenrolar arame farpado, entre outras. “Essas tecnologias são uma forma de estruturar a propriedade rural sem investimento alto”, ressalta a engenheira agrônoma Jéssica Tieme, responsável pelo Sítio Modelo na Agrifam. 

A Feira – Com entrada e estacionamento gratuitos a 8ª edição da Agrifam acontece de quinta a sábado, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, das 8h às 17h na sede da Fetaesp, km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos. Com espaço para mais de 200 expositores, aguarda-se um público de 35 mil visitantes e um volume de negócios de R$ 18 milhões. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações sobre a Feira e suas atrações podem ser acessadas no site www.agrifam.com.br
 

Notícias relacionadas