Feriado de Corpus Christi em Itaporanga (SP) será sem enfeite de ruas, mas terá missa e procissão com carros

Atente para a doação de alimentos não perecíveis nas igrejas, mesmo depois – Divulgação da Paróquia de São João Batista, de Itaporanga (SP) informa que nesta quinta-feira (03/06) Corpus Christi, haverá missa às 14h e em seguida, procissão com os carros (carreata) pelas ruas no seguinte itinerário:

Av Sta Cruz, Joaquim Ferreira Lucio, Jose Louvison Neto, Jose Benine, Cristino Vilela de Magalhães, Joao Batista de Almeida Tristão, Santa Cruz, Rafael Vita, Antonio do Esp Sto Ferreira – Sobe o posto do Carlinhos 21 de Abril – Dr Felipe Vita, Joao Panzarin, Joao B. M. Mendes, Jose Alexandre Filho, Sete de Setembro, Bom Jesus, Praça Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Bom Jesus).

“Que a Paz e o Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
Caríssimos irmãos e irmãs, devido ao tempo de pandemia não enfeitaremos as ruas as ruas de nossa cidade, mas que nossos corações estejam repletos do amor de Deus.
Assim percorreremos algumas ruas da cidade conforme o itinerário acima.
E como gesto concreto de nosso amor a Deus e ao próximo pedimos a todos que puderem a doação de alimentos não perecíveis, para serem distribuídos às entidades e pessoas carentes de nossa cidade.
Que o Bom Deus pela intercessão de Nossa Senhora e São João Batista nos abençoe”.

ARREDAÇÃO DE ALIMENTOS – Pontos de entrega: igrejas São João Batista, Santa Cruz, N.Srª Aparecida e Bom Jesus.

SOBRE ESSA CELEBRAÇÃO

Solenidade de Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Ortodoxa, Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Para os católicos apostólicos romanos, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

No Brasil, antes da pandemia

Tapetes de Corpus Christi

No Brasil é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, costume este, iniciado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Portugal
A Procissão do Corpo de Cristo em Lisboa, em 1909. Na imagem o Rei D. Manuel II.
Em Portugal tradicionalmente é dia feriado. Em 2013, 2014 e 2015, o feriado foi retirado, mas regressou em 2016.
Neste dia, em todas as 20 dioceses de Portugal fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito concorridas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto e Lisboa.
Ordenada por dom Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de dom Afonso III. Em Portugal, a festa era antigamente celebrada com danças, folias e procissões em que o sagrado e o profano se misturavam. Representantes de várias profissões, carros alegóricos, diabos, a serpe, a coca, gigantones, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos, desfilavam pelas ruas.[12] Das danças dos ofícios, em Penafiel, ainda se celebram o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras. Esta celebração tem uma conotação muito forte no Minho, particularmente em Monção e em Ponte de Lima. Em Ponte de Lima, a tradição d´O Corpo de Deus perdura já há vários séculos.

O Corpo de Deus é celebrado no 60º dia após a Páscoa, ou mais correctamente na Quinta-feira que se segue ao Domingo da Santíssima Trindade (que, por sua vez, é o primeiro Domingo a seguir ao Pentecostes) seguindo a norma canônica. A diferença prende-se no fato de, no dia posterior ao feriado nacional, realizar-se uma celebração, própria e exclusiva da vila, tendo sido decretado desde 1977 feriado para todos os Limianos.

Tapetes de Corpus Christi nas ruas das cidades
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Mas, neste ano, devido a pandemia do Coronavírus, não serão realizados.
Com a WikipédiA Brasil.

Notícias relacionadas