Feriado de Finados: o que é, e confira o funcionamento dos serviços estaduais

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é uma data dedicada à memória dos entes queridos que faleceram. É um momento de reflexão, homenagens e orações, em que familiares e amigos visitam cemitérios, acendem velas e colocam flores em túmulos, simbolizando respeito e saudade. Essa tradição, de origem cristã, busca manter viva a lembrança dos que partiram e reforça a importância de valorizar a vida e os laços afetivos.

Veja programação nos transportes, Bom Prato, Poupatempo, museus, entre outras atividades
O fim de semana tem operações especiais no estado de São Paulo por conta do feriado do Dia de Finados, neste sábado (2), a aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no domingo (3) e o GP São Paulo de Fórmula 1, realizado entre sexta (1) e domingo (3).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros (PSs) quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados neste sábado (2) , feriado do Dia de Finados. As atividades presenciais serão retomadas na segunda-feira (4), mediante agendamento prévio e totalmente gratuito pelos canais digitais oficiais.

Durante o feriado, as opções digitais permanecem disponíveis à população por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br, do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, dos totens de autoatendimento e pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974. Entre os serviços oferecidos estão: renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais e pesquisa de débito de veículos, entre outros.

Transportes metropolitanos

As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos contarão com programação diferenciada neste fim de semana. Por conta do Enem, CPTM, EMTU e Metrô serão gratuitos neste domingo (3), das 9h às 21h, em todas as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. Não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação. A oferta de viagens sem a necessidade de pagamento de bilhetes valerá também para as linhas de metrô e trem operadas pelas concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), sob gestão da Secretaria de Parceria em Investimentos.

Além disso, também haverá frota reserva e monitoramento da operação:

Operação dos trilhos

Os passageiros que utilizam o Serviço 710 e as Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que ocorrem neste fim de semana para execução de obras programadas de manutenção, modernização e melhorias.

No sábado (2), das 8h às 20h, os passageiros que utilizam o Serviço 710 devem realizar o embarque e o desembarque na estação Brás pela plataforma 2. Já na Linha 11-Coral, das 20h à meia-noite, o embarque e desembarque será realizado pela plataforma 1 da estação Antonio Gianetti Neto. Ambas as alterações acontecem para a realização de serviços na via permanente (dormentes e trilhos).

Já no domingo (3), das 4h às 8h e das 14h até o fim da operação comercial, o embarque e o desembarque nas estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa, devem ser feitos pela plataforma 2. E das 14h às 18h, o embarque e desembarque na estação Capuava será realizado na plataforma 2.

Já na Linha 12-Safira, das 4h às 8h e das 14h até às 22h, o embarque e o desembarque nas estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista devem ser feitos pela plataforma 1.

No Metrô, todas as estações da Linha 15-Prata ficarão fechadas neste sábado (2) das 4h40 às 13h para a realização de testes no sistema de controle dos trens. Durante a interdição, serão disponibilizados ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Emergência) percorrendo todo o trajeto da linha, entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial.

As linhas 1- Azul, 2- Verde, 3- Vermelha funcionarão com programação de fim de semana.

Ônibus intermunicipais

No feriado de sábado, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU vão operar com tabela horária de domingos e feriados. No domingo, o intervalo das partidas seguirá a programação usual deste dia da semana. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Passeios com os pets – Quem quiser aproveitar para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo 10 kg, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.

Transporte para o GP

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 9–Esmeralda, disponibilizará um serviço especial de trens expressos para facilitar o deslocamento dos fãs ao GP São Paulo de Fórmula 1, que acontecerá de sexta (1) a domingo (3). O Expresso GP SP sairá das estações Pinheiros e Morumbi-Claro com destino direto à estação Autódromo, reduzindo o tempo de viagem para 25 minutos.

A venda de bilhetes exclusivos, válidos para ida e volta, já está disponível e pode ser realizada pelo site Passaporte Mobilidade por R$ 30. O embarque será feito em plataformas exclusivas, sem interferir no fluxo dos passageiros do serviço regular da Linha 9–Esmeralda.

Para os turistas e moradores que preferirem o transporte regular, as linhas de metrô e CPTM estarão operando normalmente, com integração fácil à Linha 9–Esmeralda, a um custo de R$ 5,00. Ao desembarcar na Estação Autódromo, haverá uma caminhada de aproximadamente 13 minutos até um dos portões de acesso ao evento.

Segurança

As Polícias Militar e Civil prepararam uma operação especial para garantir a segurança durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Além do reforço do efetivo com auxílio de policiais fluentes em outras línguas, as equipes contam com Base Móvel da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) instalada na entrada, além de patrulhamento dentro e fora do autódromo.

Bom Prato

Para manter a qualidade no atendimento à população, neste final de semana (2 e 3), algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que funcionam aos finais de semana e feriados ficarão fechadas excepcionalmente devido ao serviço de manutenção. Na segunda-feira (4), os restaurantes funcionarão normalmente.

As unidades do Bom Prato que estarão em manutenção no sábado e no domingo: 25 de Março, Capão Redondo, São Bernardo do Campo I, Suzano, Mogi das Cruzes e Taubaté.

Veja os endereços das unidades fixas e móveis:
https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato

Sabesp

A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.

Parques urbanos

Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Cultura

Confira os horários de funcionamento dos equipamentos de cultura para este sábado (2):

Bibliotecas

Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL): abertas das 9h30 às 18h30.

Museus na capital

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade: abertas das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO): aberto das 9h às 18h
Memorial da Resistência de São Paulo: aberto das 10h às 18h (entrada até às 17h). Entrada gratuita.
Memorial da América Latina: aberto das 10h às 17h, apenas a Biblioteca estará fechada. Também será realizado o Festival Dia dos Mortos na Praça Cívica, das 11h às 21h, no sábado (2) e domigo (3)
Museu da Imagem e do Som (MIS): aberto das 10h às 20h (permanência nas exposições até as 21h)
MIS Experience: aberto das 10h às 20h
Museu Catavento: aberto das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Museu da Imigração: aberto das 9h às 18h (entrada até às 17h)
Museu do Futebol: aberto das 9h às 18h (entrada até às 17h)
Museu das Culturas Indígenas: aberto das 9h às 18h
Museu da Diversidade Sexual: aberto das 10h às 18h
Museu da Língua Portuguesa: aberto das 9h às 18h (entrada até às 16h30)
Museu de Arte Sacra de São Paulo: aberto das 9h às 17h
Pinacoteca de São Paulo: aberta das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Paço das Artes: aberto das 12h às 18h
Mundo do Circo: aberto das 11h às 18h

Museus no Interior

Museu do Café: aberto das 9h às 18h (entrada até às 17h)
Museu Casa de Portinari: aberto das 9h às 18h
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: aberto das 9h às 18h
Museu Índia Vanuíre: aberto das 9h às 18h

Escolas

Conservatório de Tatuí e Teatro Procópio Ferreira: fechados
EMESP Tom Jobim: fechado
Projeto Guri: fechado
SP Escola de Teatro: fechado
São Paulo Companhia de Dança e São Paulo Escola de Dança: fechadas

Salas de concerto

Sala São Paulo: Aberta a partir das 14h30, concerto às 16h30 (“Dança na Sala” – Osesp, com regência de Claudio Cruz, e São Paulo Cia. de Dança) – ingressos esgotados

Teatros

Theatro São Pedro: fechado
Teatro Sérgio Cardoso (TSC): bilheteria aberta a partir das 14h, com espetáculos: Martinho às 20h e Mané Gostoso às 19h
Teatro Estadual de Araras: aberto das 8h às 12h e das 13h às 18h

Fábricas de Cultura

Setor A (Zona Leste da capital, São Bernardo do Campo e Santos): abertas das 10h às 17h
(demais Fábricas) Setor B: fechadas

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments