Fernando Bezerra fala no Bom Dia Ministro sobre rio São Francisco, Água para Todos e Cartão de Defesa Civil

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, irá detalhar no programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (1.º/9) o Projeto de Integração do Rio São Francisco, o programa Água para Todos e o Cartão de Defesa Civil. O Bom Dia Ministro é produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e está disponível no  www.planalto.gov.br  

 

Cerca de 5 mil postos de emprego deverão ser criados em breve, com a remobilização dos canteiros dos lotes de obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em Custódia (PE), por exemplo, o lote 11 foi retomado em agosto e 500 trabalhadores serão contratados. O lote 12, em Sertânia (PE), neste mês de setembro também irá contratar mais 500 pessoas. 

Os quatro lotes que já apresentam ritmo adequado de obra: o lote 3, em Salgueiro (PE); o 6, em Mauriti (CE); o 10, em Floresta (PE), e o 14, em São José de Piranhas (PB), irão intensificar os trabalhos e aumentarão o efetivo de mão de obra, a fim de adiantarem os cronogramas das obras físicas. Os outros seis lotes: 1, em Cabrobó (PE); 2, em Salgueiro (PE); 4, em Verdejante (PE); 7, em São José de Piranhas (PB), do Eixo Norte e os lotes 9 e 13, em Floresta(PE) devem iniciar o processo de remobilização a partir do mês de setembro.

O Projeto São Francisco tem 700 km de extensão e vai beneficiar 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino. É dividido em 14 lotes de obras, e mais dois canais de aproximação, executados pelo Exército. A meta do governo federal é que tudo esteja terminado em 2015. Atualmente, o Eixo Leste, de 287 km e que levará água a Pernambuco e Paraíba, está com 70% das obras concluídas. O Eixo Norte, com 426 km de comprimento, está com 45% executados e beneficiará Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Água para Todos – Coordenado pelos Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Programa Água para Todos tem como principal objetivo garantir o amplo acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais destinados à sua segurança nutricional. Até 2014, serão implantados 750.000 cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano, garantindo o acesso à água limpa para considerável parcela da população ainda excluída dessa necessidade básica. 

Cartão Defesa Civil – Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (31/8), o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, criado em parceria pelo Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil e Controladoria-Geral da União. O objetivo é viabilizar com agilidade e transparência despesas em situações de emergência, como compra de remédios, colchões e cestas básicas.Os gastos serão detalhados no Portal da Transparência. 

O projeto piloto já começou a ser testado em cinco estados (Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 25 municípios. Os municípios contemplados com o piloto serão Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e Teresópolis, no Rio de Janeiro. Blumenau, Brusque, Gaspar, Itajaí e Rio de Sul, em Santa Catarina. Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Igrejinha e Taquara, no Rio Grande do Sul. Campestre, Muricy, Quebrangulo, São José da Lage e União dos Palmares, em Alagoas. Água Preta, Barreiros, Catende, Maraial e Palmares, em Pernambuco.

Participam com perguntas, ao vivo, as rádios Bandeirantes (São Paulo/SP), Amazonas FM (Manaus/AM), Tupi (Rio De Janeiro/RJ), Record (Rio De Janeiro/RJ), Gaúcha AM (Porto Alegre/RS), Nova Aliança (Brasília/DF), Grande Rio AM (Petrolina/PE), Veneza FM (Caxias/MA), Rede Brasil 580 AM (Recife/PE), Verdes Mares (Fortaleza/CE), Difusora de Mossoró (Mossoró/RN), CBN/Correio (João Pessoa/PB), Inconfidência (Belo Horizonte/MG), 96 FM (Palmas/TO) e Educadora 107,5 FM (Salvador/BA).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Presidência da República www.planalto.gov.br  para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Presidência da República.
 

Notícias relacionadas