Festa de Nossa Senhora de Aparecida no São Francisco

Mesmo com tempo chuvoso, a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida foi realizada neste 12 de Outubro no Bairro São Francisco. No ano passado, cerca de 1.500 pessoas compareceram; este ano, por causa da chuva essa quantidade foi menor. Calcula-se que esta festividade esteja chegando perto de 50 anos. Segundo alguns moradores ela teve início com o morador José Camilo, em agradecimento à Santa por ter conseguido uma graça muito importante. Naquela época, um pouco antes do mês de outubro, ocorria um longo período de seca que estava prejudicando os pequenos sitiantes do bairro e das imediações.

Zé Camilo(já falecido) então pediu chuva e após alguns dias a chuva veio e durou três dias, recuperando pastagens e parte das lavouras. Ele então, no mesmo ano, decidiu realizar, no dia 12 de outubro, a primeira Festa de Nossa Senhora, reunindo os moradores para uma missa e para um almoço farto. A partir de então, a comemoração não mais parou, sempre se revenzando entre os moradores que ajudam dando prendas (leitôas, frangos e bois) e tralhando nos preparativos da comida que é servida gratuitamente a todos que comparecem.

A tradição de servir a deliciosa comida (arroz, virado de feijão novo com couve e cheiro verde, macarronada, leitôa, churrasco, frango assado e refrigerante, continua. Este ano não teve churrasco, mas, em compensação a quantidade de leitôa e frango aumentou. Tudo é preparado em fogões de lenha, e essas suculentas carnes são assadas nas grandes fornalhas da casa de festa.

A festividade começa depois da celebração da missa e do levantamento do mastro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Este ano o celebrante foi o padre Paulo Wantrobra, O.Cist., e os festeiros foi o casal Geraldo Garcia Nogueira e Benedita Aparecida Nogueira.  Comunicar erros
 

Os festeiros Benedita Aparecida Nogueira e Geraldo Garcia Nogueira, com a filha Gislaine

O padre Paulo Wantroba entre os festeiros

 

 

Notícias relacionadas