Festa Junina: Escola Dom Athanázio Merkle realiza Quadrilha

Dom Athanázio_Quadrilha1No dia 27 a Escola Municipal Dom Athanázio Merkle realizou uma festinha junina para os alunos, professores e funcionários da cidade e dos bairros São Sebastião, Cruzeirinho e Cruzeirão. Os alunos fizeram apresentações com danças juninas, quadrilhas e muitas brincadeiras. Em seguida saborearam um lanche especial, as crianças e familiares ficaram felizes

com  o evento realizado pela escola qual contamos com a colaboração e dedicação de todos os professores, funcionários e equipe gestora.

"Agradecemos em especial a nutricionista Evelise e a administração municipal que sempre proporciona o melhor para nossos alunos e funcionários. O objetivo da escola é proporcionar momentos de alegria para todos, com satisfação o desempenho é muito melhor" destacou a diretora Raquel Briene Ferraz de Almeida.
 

Confira fotos e leia sobre a origem da Festa Junina, que  segundo o  www.suapesquisa.com  existem duas explicações. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem

origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Dom Athanázio_Quadrilha ManhãDom Athanázio_Quadrilha Manhã2Dom Athanázio_Quadrilha Manhã3Dom Athanázio_Quadrilha

Compartilhar

Notícias relacionadas