Fetaesp anuncia Agrifam para agosto

No dia 26 de maio, mais uma edição da Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural, será oficialmente divulgada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora e realizadora do evento, em sua sede, no km 322 da rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, no Centro-Oeste paulista.


Destinado às entidades e empresas do setor agrícola, órgãos governamentais, políticos, mídia e imprensa, o lançamento apresentará a estrutura da Feira, as expectativas quanto ao público e a comercialização gerada, bem como uma amostra do já está em processo para sua execução. “Estamos negociando com diversas entidades e empresas do setor para trazer o que há de mais moderno e sustentável para aplicação nas propriedades rurais”, explica o presidente da Fetaesp e idealizador da Agrifam, Braz Albertini.
 
          

Essa será a 8ª edição da Agrifam, que acontecerá de 04 a 06 de agosto, tendo como diferencial a junção de comercialização de máquinas, equipamentos, implementos e diversos outros produtos específicos para a agricultura familiar, com a amostra de tecnologias, pesquisas e serviços, apresentadas por renomadas entidades e indústrias do setor. Outro ponto de destaque da Feira é a gratuidade, tanto para a entrada quanto estacionamento. “O visitante só gasta com comida e locomoção, e nós também realizamos a Agrifam no centro do estado para facilitar o acesso ao público de qualquer região”, é o que garante Albertini.
 

No ano passado, a Feira registrou público de 32 mil pessoas e uma movimentação financeira de R$ 17 milhões. Segundo os organizadores, a tendência é a ampliação, pois o setor continua com o auxílio de diversos programas de financiamento dos governos estadual e federal, que poderão ser utilizados pelos agricultores para adquirir os produtos comercializados durante os três dias de Agrifam, que este ano passará a ser de quinta a sábado, esperando registrar um público de 35 mil visitantes e realizar R$ 18 milhões em negócios. “Novas parcerias estão sendo firmadas, e as já tradicionais empresas do setor também confirmaram sua participação”, comenta Albertini. A Feira acontece em uma área de 70 mil m2, contando com um espaço para mais de 200 expositores. Confiante, o presidente da Fetaesp sentencia: “Novamente teremos um grande evento que mobilizará todo o agronegócio paulista e nacional, ressaltando a importância da agricultura familiar para a economia do país”.

Atrações – além dos produtos e maquinários disponíveis, outras atrações também contribuem para o crescimento que a Agrifam acumula ao longo de sua história: o Concurso Inventor Rural, que dá prêmios em dinheiro para as invenções nas categorias Trabalhador Rural e Incentivo à Pesquisa; o Sítio Modelo, apresentando as formas mais adequadas de trabalhar sua propriedade e produção de modo sustentável; o Espaço Turismo Rural, mostrando que a cultura do campo pode gerar lucros e levar conhecimento para outras searas. Albertini ainda aponta que a Feira conta com outros atrativos que atendem não somente ao produtor rural, mas chamam a atenção do público urbano para a cultura e atividade do homem do campo. “Durante a Feira realizamos programas de cidadania, com a prestação de serviços e exames de saúde, oferecemos palestras sobre temas atuais e, além da praça de alimentação, a Agrifam traz a comercialização de produtos agroindustrializados que todo ano, despertam a atenção dos visitantes”, completa. 
 

 

Notícias relacionadas