Fetaesp promove Seminário de Assalariados Rurais

Iniciativa busca debater atual cenário do segmento no estado e país – Em 06 e 07 dezembro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) realizará a edição 2011 do Seminário de Assalariados Rurais. O evento acontecerá no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, situado na Avenida dos Sindicatos, nº 111, na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo.

Com o intuito de tratar sobre os rumos dos interesses da categoria, o evento abordará temas como campanhas salariais, negociações coletivas, fiscalização do trabalho na área rural, combate ao trabalho escravo, entre outros. Segundo a diretoria da Fetaesp, o seminário também tem a função de orientar as lideranças sindicais na luta por melhores condições de vida aos trabalhadores rurais assalariados.

O seminário terá início no dia 06, terça-feira, às 14h30, com encerramento no dia seguinte, às 18h, e espera reunir mais de 150 participantes, entre dirigentes sindicais e trabalhadores assalariados rurais. “Com o seminário podemos compreender o atual cenário do segmento, através das palestras e debates, de forma a focar as futuras ações do movimento sindical em prol dos assalariados rurais”, explica o presidente da Federação, Braz Albertini, que irá apresentar a palestra “Mudanças no Mundo do Trabalho e as Implicações no Movimento Sindical”, que trata justamente da atuação sindical nos dias atuais. Para traçar um panorama do cenário, o diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lucio, fará a palestra inicial, com uma explanação sobre a conjuntura do trabalho.

No segundo dia do evento, uma palestra motivacional abre as atividades, que ainda conta com a “Fiscalização do Trabalho no Meio Rural”, que será apresentada por Eder Sivers, desembargador da 15ª região do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), e “O Trabalho Rural na visão da Justiça do Trabalho”, ministrada pelo desembargador da 2ª região do TRT, Davi Furtado Meirelles. O tema negociação coletiva de trabalho encerra as atividades com a palestra “Como o Movimento Sindical deve se portar nas Negociações Coletivas diante da atual Conjuntura Econômica”, que será unida de um debate, contando com os apontamentos de assessores e do Secretário Nacional de Assalariados da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Antônio Lucas Filho.

Serviço:
Seminário de Assalariados Rurais
Data: 06 e 07 de dezembro de 2011
Horário: das 14h30 às 18h (dia 6) e das 9h às 18h (dia 7)
Local: Centro de Lazer da Família Metalúrgica
Endereço: Avenida dos Sindicatos, 111 – Vila Mirim – Praia Grande/SP
Mais informações: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, telefone (14) 3262-9999. (Do Departamento de Comunicação Fetaesp)

Notícias relacionadas