Fetaesp traz trabalhadores cana debater campanha salarial

Levantamento de pauta será baseado em conjuntura econômica do setor – A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) realiza, de 01 a 03 de fevereiro, o planejamento da Campanha Salarial do Setor Canavieiro, contando com a presença de dirigentes sindicais filiados e de trabalhadores rurais assalariados que atuam no setor.

O intento é debater e formalizar a pauta de reivindicações que servirá de guia para as negociações coletivas de trabalho na safra 2012-2013. O evento ocorre na sede da entidade, no km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, Centro-Oeste paulista, e espera reunir cerca de 60 participantes.

Técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e assessores da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) apresentarão uma análise econômica do setor em 2011, com o estudo das negociações realizadas nos anos anteriores, evidenciando estratégias e metas a serem atingidas. Para a Fetaesp, essa ação serve de apoio para a elaboração da pauta guia. “Queremos aprimorar a elaboração dessas reivindicações de forma a ampliar as conquistas em prol dos trabalhadores rurais assalariados do setor canavieiro”, esclarece o presidente da entidade, Braz Albertini.

As negociações coletivas ocorrem em todo o estado, tendo como data-base o 1º de maio, e delimitam os direitos e benefícios de trabalho junto ao setor patronal. As reivindicações abrangem tanto aspectos diretos quanto indiretos, pois as cláusulas atendem também a capacitação dos trabalhadores do setor que, atualmente, são afetados pelo avanço da mecanização e a diminuição dos postos de trabalho.

SERVIÇO:

Elaboração da Campanha Salarial do Setor Canavieiro
Organização e realização: Fetaesp e Sindicatos Filiados
Local: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo – Auditório I
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 322, Agudos/SP
Data: 01 a 03/02/2012
Horário: das 9h às 17h (01 e 02) e finalização 12h no dia 03
Informações: (14) 3262-9999

Notícias relacionadas