Finalmente, Penitenciária de Riversul começa a andar: SAP publicou edital de licitação para contratação da obra

Aprovada desde de 2015, a Penitenciária de Riversul, depois de passar por projetos e licenciamentos, dá o último passo para sair do papel. Nesta quinta-feira, o governo do estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária – SAP, publicou edital de licitação para contratação de empreiteira ou consórcio de empreiteiras para construção da Unidade Prisional de Riversul.

A obra, orçada em aproximadamente R$ 71.853.162,13, será edificada na zona rural de Riversul, na Estrada Vicinal Bairro dos Froes, km 13+750m.

Os pleitos para trazer esse empreendimento para melhorar as condições econômicas de Riversul se iniciaram na administração antecessora (Vicente de Paula Garcia) e o sucessor Guilherme Gomes deu continuação nestes dois primeiros anos de sua administração, com uma atuação firme de reivindicação junto ao ex-governador Geraldo Alckmin e ao ex-secretário Lourival Gomes. “As coisas não caem de mão-beijada no gabinete. Temos de levantar da cadeira, correr atrás e trabalhar muito. É o mínimo que o povo que nos elegeu espera de nós”, diz Guilherme Gomes.

“No último governo fizemos várias viagens a SP e tivemos também vários encontros tanto no Palácio quanto na SAP para tratar de assunto. E neste ano de 2019, no novo governo João Dória e o novo secretário da SAP Nivaldo César Restivo, tivemos um encontro recente, no dia 23 passado”, contou o prefeito Guilherme Gomes, que está muito animado com os entusiasmos e desempenhos do governador João Dória e do secretário Nivaldo.

De extrema importância econômica para o município, com reflexo direto também na melhoria da qualidade de vida da população, a Penitenciária de Riversul irá gerar cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, além de trazer melhorias de infraestrutura.

“Acredito que esse empreendimento fará nossa cidade a dar um grande salto para o desenvolvimento, pois haverá de geração de empregos na cidade e na zona rural, pois todos os produtos agrícolas que serão utilizados na alimentação dos presos e funcionários serão adquiridos dos nossos produtores rurais familiares. E na fase da construção, também irá ocupar muita mão-de-obra, e consumidos materiais de construção de lojas da nossa cidade. Estamos felizes e queremos o melhor para a nossa cidade”, comenta Guilherme Gomes, que encerra com uma pergunta:. “Aonde iríamos encontrar uma fábrica ou um outro empreendimento que gerasse tantos empregos como este, com faixas salariais que passam dos R$ 3 mil para Riversul?”

Para tranquilizar parte da população que teme um eventual aumento de insegurança e criminalidade, Gomes comentou: “Olha, tirei essa dúvida. Isso é conversa mole. Logo que assumi, antes de dar continuidade à reivindicação, fui em quase todos os municípios que receberam penitenciárias e todos reafirmaram que isso não trouxe problemas e melhorou em muito a economia local, e os índices de criminalidade até caíram, pois houve aumento de efetivo policial, e ao contrário do que se previa, os familiares dos presos não passam a residir na cidade”, encerrou o prefeito riversulense.

Aviso do edital publicado hoje
Edital de Concorrência 01/2019
Encontra-se aberta nesta Pasta, sito à Avenida General Ataliba Leonel, nº 556, Santana, São Paulo/SP, LICITAÇÃO na modalidade CONCORRÊNCIA 01/2019 do tipo
MENOR PREÇO – Processo SAP/GS nº 1577/2014, objetivando a EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE UNIDADE PRISIONAL NO MUNICÍPIO DE RIVERSUL.
Os envelopes contendo as propostas (comercial) e os documentos de habilitação serão recebidos em sessão pública que será realizada no auditório da Secretaria da Administração Penitenciária, localizada na Avenida General Ataliba Leonel, nº 556, Santana, São Paulo/SP, iniciando-se no dia 05/04/2019 às 09:00 horas. O Edital na íntegra poderá ser obtido e consultado gratuitamente através dos sites www.enegociospublicos.sp.gov.br e www.sap.sp.gov.br. Informações adicionais pelos telefones (011) 3206-4793.
A visita técnica deverá ser realizada nos dias 26/02; 27/02; 28/02; 12/03; 13/03; 14/03; 19/03; 20/03; 21/03; 26/03; 27/03; 28/03; 02/04; 03/04 e 04/04/2019 – das 09:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00 h, na Estrada Vicinal Bairro dos Froes, km 13+750m, no Município de Riversul/SP.
NOTA: Será permitida a participação de licitantes reunidas em consórcio nos termos do subitem 2.2 do item 2 do Edital.
Comissão Julgadora de Licitações
Processo n°: 1577/2014

Localização e desenho da obra, no Km 13 da Vicinal Bairro dos Fróes, em Riversul-SP

Notícias relacionadas